IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Paleoambientes e Geoarqueologia

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 TP , Cód. 201446.

Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Proporcionar aos alunos as competências básicas para a realização de um estudo de paleoecologia e de geoarqueologia e saber relacionar entre si estas duas ciências.

Programa
1 - O que é a Paleoecologia (conceitos, metodologias e caracterização de paleambientes); 2 - Indicadores paleoambientais (identificação dos principais indicadores paleoambientais); 3 - As alterações antrópicas e a bioturbação (as alterações provocadas pelo homem e pelos animais na estratigrafia e na ecologia); 4 - O que é a Geoarqueologia (conceitos, metodologias e caracterização; o estudo dos terraços e os casos particulares dos concheiros e dos sambaquis); 5 - O Plistocénico (caracterização e dados para os estudos arqueológicos); 6 - O Holocénico (caracterização e dados para os estudos arqueológicos).

Metodologia de avaliação
A avaliação será constituída por um trabalho final da UD.

Bibliografia
- Duplaix, S. (1958). Determination Microscopique. (Vol. I). (pp. 1-85). Paris: Librairie Polytechnique Beranger
- Miskovsky, J. (1974). Le Quaternaire du Medi Mediterraneen: Stratigraphie et paleoclimatologie. (Vol. 1). (pp. 1-325). Paris: Editions du Laboratoire de Paleontologie Humaine et de Prehistoire
- As escadarias de terraços do Ródão à  Chamusca (Baixo Tejo): caracterização e interpretação de dados sedimentares, tectónicos, climáticos do Paleolítico.(2016, 0 de junho). Estudos do Quaternário, pp. 1-24.
- Geomorfologia e paleoambientes no leste da América do Sul: implicações arqueológicas.(2013, 0 de ---). Geoarqueologia, pp. 135-180.

Método de Ensino
Ensino à distância

Software utilizado nas aulas
E-learning, java, Bigbluebutton

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado