IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Psicologia Diferencial

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964037.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Compreender a natureza das diferenças individuais
2. Adquirir conhecimentos acerca das principais perspetivas teóricas sobre as diferenças a nível cognitivo, emocional e comportamental
3. Interpretar os resultados de estudos relativos às diferenças
4. Reconhecer o impacto das diferenças nas organizações.
5. "4-Educação de Qualidade"

Programa
1. Psicologia diferencial - Introdução: 1.1 delimitação conceptual; 1.2 principais percursores; 1.3 método
2. Origens das diferenças individuais: 2.1 hereditariedade; 2.2 meio
3. Diferenças individuais: 3.1 inteligência; 3.2 personalidade; 3.3 criatividade
4. Diferenças intergrupais: 4.1 idade; 4.2 género; 4.3 geração
5. Diferenças e impacto nas organizações: 5.1 individuais; 5.1 grupais

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência: entrega de um trabalho de grupo e respetiva apresentação no decorrer do semestre (com peso de 20%) e realização uma prova escrita no final do semestre (80%). São dispensados de exame, os estudantes cuja média ponderada obtida nas duas avaliações, seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores e com um mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) valores na prova escrita.
- Épocas de exame estabelecidas: prova escrita (100%).

Bibliografia
- Flores-Mendoza, C. (2006). Introdução à Psicologia das Diferenças Individuais. Porto Alegre: Artmed Editora
- Libran , E. (2016). Manual De Psicologia Diferencial: Inteligencia Y Personalidad. Málaga: Editora Club Universitario
- Marañon, R. (2018). Manual de Psicología diferencial: METODOS, MODELOS Y APLICACIONES. Madrid: Pirâmide
- Pueyo, A. (1999). Manual de Psicologia Diferencial. Madrid: McGraw-Hill Interamericana

Método de Ensino
Sessões com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de estudos.
Apresentação e defesa de trabalhos realizados pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado