IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Recrutamento e Seleção

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964025.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final do curso os alunos deverão saber planear e recrutar pessoas; Identificar tendências, analisar, prever vagas, planear, executar e avaliar pessoas; Elaborar perfis de competências; Cumprir o quadro ético e deontológico da seleção profissional;

Programa
1)Introdução:
a. O contexto de recrutamento e seleção.
b. Questões éticas e legais.
2) Análise das necessidades dos Recursos Humanos:
a. O planeamento estratégico do recrutamento e seleção.
b. Competências: identificação, descrição e elaboração do perfil do candidato.
3) Atração e recrutamento:
a. Fontes e tipos de recrutamento.
b. Novas tecnologias no recrutamento e seleção.
4) Seleção baseada em competências:
a. Fases do processo de seleção.
b. Métodos e preditores do desempenho (dados biográficos, entrevista, testes e exercícios).
c. Assessment centres.
5) Decisão e orientação:
a. A tomada de decisão: critérios.
b. O relatório e a comunicação da informação (cliente e candidatos).
6) Follow-up, avaliação e controlo do processo.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalho de grupo (60%)
1 frequência (40%)
Avaliação Final: Exame (100%)
Para obter aprovação, o aluno deve ter pelo menos 9.5 valores em cada momento de avaliação.

Bibliografia
- Armstrong, M. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
- Cardoso, A. (2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
- Carter, P. e Russell, K. (2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
- Pires, A. (1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP

Método de Ensino
Metodo expositivo e activo (Simulações e jogos de papel que permitam a explicitação de saberes ou a experimentação de situações e vivência de métodos e técnicas de selecção. Realização de trabalhos em pequenos grupos que possibilitem reflexões conj

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado