IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Cinema Documental

História e Estética do Cinema I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81771.

Docente(s)
- Jorge Humberto dos Santos Seabra (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Utilização de computador para acesso às sessões de videoconferência.

Objetivos
1. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos charneira desde o pré-cinema até meados do Século XX.

2. Situar criticamente obras fílmicas referenciais nos movimentos e tendências em que se inserem.

Programa
A. TEORIZAÇÃO E CONCEPTUALIZAÇÃO

I. O objeto da história e estética do cinema

II. Contexto histórico-cultural da emergência do cinema
1. Cinema, modernidade e revolução cultural

III. A invenção do cinema
1. Da decomposição à sintese do movimento
2. O sistema de projeção
3. O cinema como ilusão ótica

B. O TEMPO DO CINEMA MUDO

I. Da invenção à arte
1. O pioneirismo de Edison
2. Os Lumière e a estética das vistas
3. Ferdinand Zecca
4. O cinema fantástico de Méliès
5. Edwin Porter e a emergência da linguagem fílmica
6. David Griffith e a emancipação da estética cinematográfica
7. A afirmação do cinema como arte

II. A revolução do sonoro
1. Os problemas clássicos de sonorização
2. Os sistemas Vitaphone e Movietone nos anos vinte
3. Transformações na produção fílmica e no formato do espetáculo
4. Evolução estética do cinema
5. As resistências ao sonoro

C. AS VANGUARDAS CINEMATOGRÁFICAS DOS ANOS VINTE
I. O surrealismo
1. Princípios estéticos e ideológicos
2. Figuras e filmes
II. O expressionismo alemão
1. A interpretação clássica
2. Paul Wegener e as origens do cinema fantástico
3. O papel do Estado e da UFA
4. O cinema de Weimar
III. A vanguarda soviética dos anos vinte
1. A tese clássica sobre as origens do cinema soviético
2. O cinema ao serviço da revolução
3. O papel da montagem
4. Filmes e figuras da vanguarda soviética

D. O CINEMA CLÁSSICO AMERICANO
I. Conceito e problematização
1. Semântica, cronologia, norma estético-ideológica
II. Mecanismos de padronização
1. Estúdios
2. Géneros
3. Star-system
III. O modelo narrativo
1. O tempo e o espaço
2. A centralidade do argumento
IV. O film noir
1. Conceito e origens
2. Temas
3. Noir e personagem
4. Iconografia noir

Metodologia de avaliação
1. Avaliação contínua |parâmetros e ponderações:

a) 75% de presenças obrigatórias nas aulas.

b) Elaboração de um trabalho escrito (Nota de Leitura) sobre uma referência bibliográfica (30%).
- A NL consiste na produção de um texto que sintetize criticamente as ideias fundamentais da referência a disponibilizar na plataforma Teams.
- A NL deverá ser submetida na plataforma Teams, em ficheiro word identificado como no exemplo: JorgeSeabra-InvençãoDoCinema.
- A submissão da NL será agendada no cronograma da disciplina, para apresentação pelo aluno|a.
- A NL deve conter as seguintes caraterísticas:
1. Uma página de rosto com autoria, indicação da referência bibliográfica, local e ano;
2. Índice da Nota de Leitura (1 página);
3. Uma síntese crítica da referência e uma reflexão sobre a importância do texto para a formação académica do aluno (3-4 páginas).
4. Indicação completa da referência, bem como de outras que eventualmente possam ter sido consultadas. As referências devem ser indicadas segundo uma norma editorial (uma página);
5. A qualidade da escrita, a capacidade de síntese e a reflexão sobre o conhecimento adquirido serão os parâmetros de avaliação da Nota de Leitura.

c) Duas provas escritas de avaliação (1ª: 30%; 2ª: 40%)

2. Exame (Ep Normal: 100%)

3. Exame (Ep Recurso: 100%)

Bibliografia
- Aumont, J. (2009). Dicionário teórico e crítico do cinema. Lisboa: Texto & Grafia
- Bordwell, D. (1993). El arte cinematográfico. Barcelona: Paidós
- Bordwell, D. (2003). Film history. An introduction. New York: McGraw-Hill
- Gubern, R. (2005). Historia del cine. Barcelona: Editorial Lumen
- Noriega, J. (2003). Historia del cine. Madrid: Alianza Editorial

Método de Ensino
a) Leccionação à distância, modo síncrono
b) Fóruns de discussão online
c) Cronograma temático pré-estabelecido, utilização de keynotes, visionamento de filmes e discussão de trabalhos dos alunos
d) Disponibilização dos roteiros de aula

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado