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Ano Letivo: 2019/20

Cinema Documental

História e Estética do Cinema I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81771.

Docente(s)
- Jorge Humberto dos Santos Seabra (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
1. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos charneira desde o pré-cinema até meados do Século XX.

2. Situar criticamente obras fílmicas referenciais nos movimentos e tendências em que se inserem.

Programa
A. TEORIZAÇÃO E CONCEPTUALIZAÇÃO

I. O objeto da história e estética do cinema

II. O contexto histórico-cultural da emergência do cinema
1. Cinema, modernidade e revolução cultural

III. A invenção do cinema
1. Da decomposição à sintese do movimento
2. O sistema de projeção
3. O cinema como ilusão ótica

B. O TEMPO DO CINEMA MUDO

I. Da invenção à arte
1. O pioneirismo de Edison
2. Os Lumière e a estética das vistas
3. Ferdinand Zecca
4. O cinema fantástico de Méliès
5. Edwin Porter e a emergência da linguagem fílmica
6. David Griffith e a emancipação da estética cinematográfica
7. A afirmação artística do cinema

II. Da invenção à indústria
1. Edison, o industrial e comerciante
2. Os Lumière e a indústria das vistas
3. A supreamcia industrial da Europa até à Grande Guerra
4. A ascensão dos EUA
5. Dos nikelodeon aos palácios de cinema

III. A revolução do sonoro
1. Os problemas clássicos de sonorização
2. Os sistemas Vitaphone e Movietone nos anos vinte
3. Transformações na produção fílmica e no formato do espetáculo
4. Evolução estética do cinema
5. As resistências ao sonoro

C. AS VANGUARDAS CINEMATOGRÁFICAS DOS ANOS VINTE

I. O surrealismo
1. Princípios estéticos e ideológicos
2. Figuras e filmes

II. O expressionismo alemão
1. A interpretação clássica
2. Paul Wegener e as origens do cinema fantástico
3. O papel do Estado e da UFA
4. O cinema de Weimar

III. A vanguarda soviética dos anos vinte
1. A tese clássica sobre as origens do cinema soviético
2. O cinema ao serviço da revolução
3. O papel da montagem
4. Filmes e figuras da vanguarda soviética

D. O CINEMA CLÁSSICO AMERICANO

I. Conceito e problematização
1. Semântica, cronologia, norma estético-ideológica

II. Mecanismos de padronização
1. Estúdios
2. Géneros
3. Star-system

III. O modelo narrativo
1. O tempo e o espaço
2. A centralidade do argumento

IV. O film noir
1. Conceito e origens
2. Temas
3. Noir e personagem
4. Iconografia noir

Metodologia de avaliação
1. Avaliação contínua |parâmetros e ponderações:

a) 75% de presenças obrigatórias nas aulas.

b) Elaboração de Nota de Leitura (NL) sobre referência bibliográfica (30%):
- Produção de texto sobre referência bibliográfica
- Apresentação em aula
- Submissão na plataforma Moodle (ficheiro word até ao dia anterior à apresentação)
- Após submissão aluno/a deve receber email confirmativo
- Não são aceites submissões posteriores à apresentação.
Partes da NL:
1. Página de rosto
2. Síntese do texto e reflexão sobre a importância do texto para a formação académica do aluno
3. Qualidade da escrita, capacidade de síntese e a reflexão sobre o conhecimento adquirido são os parâmetros de avaliação

c) Nota de Apresentação (NA) sobre filme a visionar durante as aulas (30%):
- Produção de um texto sobre o filme, com base num texto previamente fornecido
- Apresentação na aula agendada para o visionamento do filme
- Submissão do texto na plataforma Moodle até ao dia anterior à apresentação
- Não são aceites submissões posteriores à apresentação
Partes da NA:
1. Apresentação da obra e do realizador
2. Relevância da obra no que refere à sua filiação no tema do programa
3. Importância do estudo do filme para a formação académica do aluno
4. Programação: excertos fílmicos; debate; relação obra-programa

d) Duas provas escritas (40%)

2. Exame (Ep Normal: 100%)

3. Exame (Ep Recurso: 100%)

Bibliografia
- Aumont, J. (2009). Dicionário teórico e crítico do cinema. Lisboa: Texto & Grafia
- Bordwell, D. (1993). El arte cinematográfico. Barcelona: Paidós
- Bordwell, D. (2003). Film history. An introduction. New York: McGraw-Hill
- Gubern, R. (2005). Historia del cine. Barcelona: Editorial Lumen
- Noriega, J. (2003). Historia del cine. Madrid: Alianza Editorial

Método de Ensino
A - Aulas teóricas em sala de aula.
B - Aulas práticas de análise de filmes em sala de aula.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

 

 


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