IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Video e Cinema Documental

Sociologia da Comunicação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 9932009.

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A- Adquirir uma perspectiva teórica que permita aprofundar conhecimentos sobre os campos da comunicação e da arte B- Adquirir a capacidade de construir uma visão própria da sociedade; C- Desenvolver competência para analisar fenómenos sociais actuais recorrendo ao construto teorético da sociologia.

Programa
1. A Sociologia como forma de consciência - Contextualização histórica e quadro conceptual: 2. Abordagem geral às narrativas sociológicas fundadoras: os autores clássicos - Marx; Durkheim; Weber;
3.Sociologia da comunicação: a Escola de Chicago
3.1. As influências intelectuais e filosóficas
3.2. os fenómenos comunicacionais e metodologias de pesquisa
3.3. Norma e desvio - Becker e Goffman
4. A Sociologia Histórica de Norbert Élias;
5. A sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu:
5.1.Os conceitos: Habitus e Campo;
5.2. os 'sistemas simbólicos' como estruturas estruturantes
5.3 Identidade e representação
5.3.1. a génese do campo artistico;
6. A construção social da realidade (Berger e Luckmann):
6.1 a sociedade como realidade objetiva.
6.2. A sociedade como realidade subjectiva;
7. A Arte, a Sociologia e a Sociedade (Pascale Ancel)
7.1 Sociologia da arte- uma introdução:
questões de metodologia;
7.2. A referencia Cinematográfica.

Metodologia de avaliação
Avaliação continua: Trabalhos de reflexão em contexto de aula (25%)+ 1 Trabalho ( escrito e exposição oral)(35%)+ frequência (40%)0u 2 Freq.=%
Avaliação periódica: 1 trabalho (escrito e exposição oral)(30%)+ frequência(70%)
Exame ( escrita e oral)

Bibliografia
- Ancel, P. (1996). Une Representation sociale du temps. Paris: L'Harmattan
- Bourdieu, P. (2011). O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70
- Maigret, E. (2007). Sociologie de la communication et des médias. Paris: Armand Colin
- Élias, N. (2008). Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70

Método de Ensino
a)Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo;
b) aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado