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Ano Letivo: 2014/15

Análise e Tratamento Computacional de Dados

Calendário Académico

 

Calendário Académico (pdf)

A Pós-Graduação em Análise e Tratamento Computacional de Dados rege-se por um modelo pedagógico próprio, concebido para o ensino misto ou b-learning:

Sessões de contacto virtuais não presenciais (on-line), com recurso à plataforma de e-learning Moodle. Compreendem sessões Teóricas (T) e Teórico-Práticas (TP) e assentam nos seguintes princípios:

  • Ensino centrado no Estudante, enquanto agente ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem, sem imperativos temporais ou de deslocação de acordo com a disponibilidade de cada Estudante, onde a comunicação e a interação se processa à medida que é conveniente para o Estudante, possibilitando-lhe tempo para ler e processar a informação, para depois interagir e responder aos desafios que lhe são colocados;
  • Ensino baseado na interação diversificada socialmente contextualizada, quer entre Estudante-Professor e Estudante-Estudante, quer ainda entre o Estudante e os recursos de aprendizagem.


Sessões de contacto presenciais não obrigatórias,
que se realizam aos sábados (ver “Calendário académico”, na Tabela 2), das 10h às 13h e das 14h às 17h, nas instalações do Instituto Politécnico de Tomar, em Tomar (3 ou 4 sábados para unidades curriculares com 5 ou 6 ECTS, respetivamente. E um sábado para a avaliação). O principal objetivo das horas de contacto presencial, que podem ser lecionadas em sessões Teórico-Práticas (TP), Práticas-Laboratoriais (PL) e/ou Seminários (S), consiste em esclarecer eventuais dúvidas aos Estudantes, bem como, utilizando apenas os conteúdos teóricos necessários, resolver e analisar exercícios aplicados, recorrendo principalmente a packages estatísticos.

 

 

 
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