Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.
O curso é plenamente inserido no modelo de Bolonha, estruturando-se em 120 ECTS, assim distribuídos: 70 ECTS de formação escolar (10 dos quais substituíveis por actividades autónomas), 8 ECTS de trabalhos de campo ou laboratório e 42 ECTS correspondentes a Estágio com Relatório final.
Pierluigi Rosina
Gabinete: G202
Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016
UC | Área | ECTS | Docente | |
---|---|---|---|---|
Obr. | Opt. | |||
Anual | ||||
Dissertação [GPC] | Arqueologia | 48 | ||
Estágio com relatório final [GPC] | Arqueologia | 48 | ||
Projeto [GPC] | Arqueologia | 48 | ||
1º Semestre | ||||
Geoarqueologia | Ciências da Terra | 3 | ||
Laboratório de Arqueozoologia | Arqueologia | 6 | ||
Metodologias de intervenção em Arqueologia Subaquática | Arqueologia | 6 | ||
Seminário | Arqueologia | 6 | ||
Técnicas de Arqueologia Rupestre | Arqueologia | 3 | ||
Técnicas de valorização social e patrimonial | Museologia | 6 | ||
2º Semestre | ||||
Dissertação [TA] | Arqueologia | 30 | ||
Estágio com relatório final [TA] | Arqueologia | 30 | ||
Projeto [TA] | Arqueologia | 30 |
Os detentores do grau de mestre em Técnicas de Arqueologia estarão preparados para os seguintes perfis profissionais, entre outros:
· Técnicos superiores em entidades públicas, museus, câmaras municipais, etc.);
· Responsável ou colaborador em actividades de acompanhamento/intervenção arqueológicas;
· Elemento de equipas multidisciplinares em laboratório de análises de artefacto ou ecofacto de sítios arqueológicos.