IPT Logotipo do IPT

Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática

Reconstrução Computorizada de Estruturas e Espólios

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O aluno deverá adquirir competências com a utilização de programas de desenho tridimensional, bem como compreender as potencialidades e as aplicabilidades destas ferramentas à arqueologia.

Programa
1. O desenho tridimensional e a sua aplicabilidade na arqueologia:
a. O 3D como ferramenta didáctica;
b. O 3D como ferramenta auxiliar de interpretação;
2. Desenho tridimensional
a. Aulas práticas onde os alunos desenvolvem competências na utilização de software de desenho 3D.

Metodologia de avaliação
Trabalho: Exercício de construção tridimensional de um objeto - 100% em qualquer das épocas de avaliação (frequência e exame).

Bibliografia
- Steffy, R. (1994). Wooden Shipbuilding and the Interpretation of Shipwrecks, College Station: (a bíblia da reconstrução naval). Texas: A&M University
- Grieco, G. (2003). Modeling la Belle: A Reconstruction of a Seventeenth-Century Light Frigate . Texas: A&M University
- P, F. (2006). H.M.S. Pallas: Historical Reconstruction of an 18th-Century Royal Navy Frigate” . Texas : A&M University

Método de Ensino
Expositivo direto e aplicativo.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Rhinoceros

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos