IPT Logotipo do IPT

Design Multimédia

Laboratório Web

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617540.

Docente(s)
- Pedro Miguel Pinheiro Matos (2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A.Entender o funcionamento da Internet e da World Wide Web.
B.Conhecer e saber utilizar as linguagens de marcação e codificação, na edição e aparência de páginas para a Internet.
C.Conhecer e utilizar a linguagem de programação de interações nas páginas e o utilizador.
D.Utilizar corretamente ferramentas de desenvolvimento e desenho de interfaces web.
E.Saber como concretizar o projeto disponibilizando-o para ambiente de produção.

Programa
1. A Internet
1.1. A história da Internet
1.2. Principais Protocolos
2. HTML
2.1. A História das linguagens de anotação e do HTML
2.2. Arquitetura
2.3. Semântica
2.4. Sintaxe
2.4.1. Etiqueta/tag
2.4.2. Atributos
2.5. Estrutura geral de um documento
2.6. Elementos
2.6.1. Blocos
2.6.2. Formatação
2.6.3. Imagens
2.6.4. Tabelas
2.6.5. Listas
2.6.6. Formulários
2.6.7. Hiperligações
3. CSS – Folhas de Estilos em Cascata
3.1. A História e Conceitos
3.2. Posicionamento e integração de código CSS com HTML
3.2.1. Interno, Externo e Inline
3.3. Sintaxe
3.3.1. Seletor, Propriedade e Valor
3.4. Tipos de seletores
3.4.1. Classes
3.4.2. ID
3.4.3. Pseudo
3.4.4. Ascendentes e descentes
3.4.5. Atributos
3.4.6. Universais
3.5.7. Box Model
3.6. framework de css (Bootstrap)
3.6.1. História e conceitos
3.6.2. Funcionamento e utilização da FrameWork
3.6.3 Templates em Boostrap
4. JavaScrit
4.1. A História da linguagem e conceitos
4.2 Variáveis
4.3 Operadores de aritméticos, de atribuição, de concatenação, de comparação, de lógica.
4.4 Ciclos e controlo de fluxo
4.5 Popups de Alert, de Confirm, de Prompt, de Open, de Eventos
4.6 Validação em formulários
4.7 API e Framework em JavaScript
5.Desenho de Interfaces Web
5.1 Softwares de Desenvolvimento Web
5.2 Framework pré-desenvolvidas
5.3 Edição de Frameworks
6.Publicação de Websites
6.1 Servidores e Serviços associados sites.
6.2 Implementação, validação e Testes
6.3 Publicar o site na WWW.

Metodologia de avaliação
Avaliação época normal:
25% Mini-Trabalhos (4)
25% Teste (nota mínima 7 valores)
50% Trabalho Prático Final Individual (nota mínima 7 valores)

O aluno reprovará por faltas, se não frequentar 2/3 das aulas, de acordo com o disposto no ponto 5 do Artigo 8º, do regulamento Académico do IPT

Avaliação por Exame:
50% Teste (nota mínima 7 valores)
50% Trabalho Prático Final Individual (nota mínima 7 valores)

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Coelho, P. (2012). JavaScript - Animação e programação em páginas web. (Vol. 1). Lisboa: FCA
- Coelho, P. (2012). HTML & XHTML - Curso Completo. (Vol. 1). Lisboa: FCA
- Gonçalves, D. e Fonseca, M. e Campos, P. (2017). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA
- Oliveira, H. (2012). Dreamwaver CS5 e Cs5.5. Lisboa: FCA
- Coelho, P. (2015). Desenvolvimento Móvel com HTML5. Lisboa: FCA

Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual.
2. Desenvolvimento de exercícios de aplicação dos conteúdos explorados.
3. Metodologia ativa de ensino PBL (Project Based Learning).

Software utilizado nas aulas
VS Code (preferencial), Brackets ou outro editor web.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado