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Marketing Digital

Desenvolvimento de Produtos Digitais

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605918.

Docente(s)
- Joana Leiria Cabral Ferreira (2)
- Anabela da Cruz Pereira (2)
- José António Ribeiro Mendes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1.Os alunos devem compreender bem o que é um produto desde a sua conceção, suas características e o seu ciclo de vida nas diversas fases até à reciclagem. A digitalização do produto é fundamental utilizando os formatos texto, som, fotografia, vídeo, 3d, 4d, eventualmente com realidade virtual e realidade aumentada.
2.Conhecer aplicações existentes no mercado, gratuitas ou não, para gerir o ciclo de vida do produto (PLMs- Product LifeCycle Management). Ainda, identificar bem as atividades que podem ser desenvolvidas com estas aplicações.
3.Entender que hoje a tendência do negócio é para ser feito em plataformas de comércio eletrónico e conhecer a existência de atos europeus de mercado e de serviços, regulamentos e exemplos de plataformas.
4.Analisar o Negócio Inteligente como o novo paradigma para a gestão do produto - estratégica e operacional, de venda e de distribuição.
5.Experimentar ferramentas de Marketing Digital na internet e nas redes sociais para promover um Produto Digital com uma Campanha de Marketing digital

Programa
1.Conceito de produto. Ciclo de vida de um produto: da sua conceção e criação, lançamento no mercado, crescimento de vendas, maturidade de vendas, declínio e reciclagem. Digitalizar o produto utilizando vários formatos texto, som, fotografia, vídeo, 3d, 4d, eventualmente com realidade virtual e realidade aumentada. Factores que influenciam o clico de vida.
2.Conhecer aplicações existentes no mercado, gratuitas ou não, para gerir o ciclo de vida do produto (PLMs- Product LifeCycle Management); SAP, Siemens, Oracle, etc. Aplicações conectadas com a internet, em plataformas digitais que suportem o produto como "gémeo digital", a internet das coisas (IoT-Internet of Things), a aprendizagem e análises avançadas de dados preferencialmente armazenados na cloud. Ainda, identificar bem as atividades que podem ser desenvolvidas com estas aplicações.
3.Entender que hoje a tendência do negócio é para ser feito em plataformas de comércio eletrónico experimentando na prática o Booking e o AirBnb do lado do proprietário do produto. Conhecer a existência de atos europeus reguladores de mercados e de serviços digitais.
4.Analisar o Negócio Inteligente como o novo paradigma para a gestão do produto - estratégica e operacional, de venda e de distribuição. Analisar exemplos práticos.
5.Experimentar ferramentas de Marketing Digital na internet e nas redes sociais para promover uma Campanha de Marketing de um produto digital na Google (Pesquisa e Youtube), na Meta (Facebook e Instagram) e no TikTok. Criar um Produto e fazer uma Campanha de marketing digital e analisar e otimizar resultados.
Vão ser desenvolvidos quatro estudos de caso com uma metodologia de 4 etapas: apresentação do suposto cliente; desenvolvimento do trabalho; apresentação das propostas; discussão e seleção da melhor proposta.

Metodologia de avaliação
Analise e desenvolvimento de quatro propostas de casos práticos - 50%;
Ensaios e desenvolvimento de um produto digital e conceção de uma campanha de marketing digital - 50%.

Bibliografia
- Mendes, J. (2023). Bibliografia indicada para DPD. Acedido em 1 de outubro de 2023 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=5314

Método de Ensino
Aulas expositivas e aulas práticas.

Software utilizado nas aulas
MS Office
PLMs
Booking and Airbnb do proprietário

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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