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Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia III

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 4,0 O , Cód. 964431.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
A) Adquirir conhecimentos sobre a história da animação, as técnicas aplicadas e a sua evolução.
B) Saber construir uma narrativa de animação no conceito de animação gráfica (motion graphics), aplicada à plataforma de distribuição.
C) Adquirir conhecimentos das metodologias de desenvolvimento de conteúdos de animação gráfica (motion graphics), desde os seus princípios básicos até aos conceitos e técnicas avançadas
D) Aplicar conhecimentos e competências adquiridas no desenvolvimento de projeto de animação gráfica.

Programa
1.Principais momentos da história da Animação e conceitos básicos sobre animação:
a.História da animação
b.Técnicas de animação
c.Regras de animação
d.Técnicas digitais de animação
e.O motion Graphics (Animação gráfica)
f.A Animação em computador
g.A computação gráfica na animação

2.O conceito e criação de uma narrativa visual para animação:
a.A ideia
b.A narrativa visual
c.O conceito e o target (publico alvo e plataforma de distribuição)
d.Guião
e.O Storyboard
f.O processo criativo

3.Software de animação (o After Effects)
a.Workfow do After Effects; caraterísticas e aplicabilidade
b.Criação da composição
c.Gestão de composições
d.As composições e plataformas de distribuição do conteúdo (Aspect Ratio)

4.Criação de conteúdos em After Effects
a.Criação de Objetos
b.Criação de shapes
c.Criação de texto
d.Importação de elementos gerados no Photoshop
e.Importação de elementos gerados no Ilustrator
f.Conversão de ficheiros do ilustrator
g.Importação de Sequências
h.Utilização de Solid

5.Técnicas básicas de animação
a.Software 2D de computação gráfica (After Effects)
b.Técnicas de animação: Keframes e a composição
c.Manipulação de Keyframes
d.Animação de shapes
e.Animação de texto
6.Técnicas avançadas de animação
a.Keframes avançados e composição de composições
b.Efeitos em shapes
c.Aplicação de efeitos de animação
d.Conversão para 3D (trabalhar na profundidade)
e.Iluminação
f.Camara virtual
g.Movimento de camara
h.Parentalidade ou ligação entre objetos)
i.Animação gráfica com base no áudio.
j.Utilização de Adjustment Layer
k.Utilização de Null objects
l.As expressões em After Effects

7.Técnicas de composição e renderização
a.Aplicação de VFX (efeitos visuais)
b.Chroma key
c.Canal Alpha e Matte
d.Aplicação de efeitos em composições
e.Composição gerada por importação e por software 3D
f.Ligação com outro software (Premiere)
g.Exportação através de adobe média encoder

8.Execução do projeto final
a.Aplicação dos pressupostos teóricos num projeto de animação.
b.Criação do conceito consoante a plataforma de distribuição e o publico alvo.
c.Criação do storyboard
d.Desenvolvimento do grafismo/animação
e.Desenvolvimento do conceito animado
f.Renderização e composição
g.Distribuição do conteúdo.


Metodologia de avaliação
A UC é composta por 2 Componentes:
1ª componente: (Docente A; 0,25% das horas contacto do semestre), conta 25% para a classificação final da UC.
2ª componente:(Docente B; 75% das horas contacto do semestre), conta os restantes 75% para a classificação final.

Avaliação em época normal:

1ª Componente:
Realizada por exercícios, todos com o mesmo peso (nota expressa de zero a 20 valores), nota mínima de 10 valores para dispensar de exame.
2ª Componente:
30% Participação (realização de trabalhos durante as aulas)
70% Trabalho Prático Final, nota mínima de 10 valores.

O aluno será excluído de exame, se não frequentar 2/3 das aulas, de acordo com o disposto no ponto 5 do Artigo 8º, do regulamento Académico do IPT.

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Avaliação época de exame:

1ª componente:
O exame nesta componente respeita à reformulação e apresentação dos exercícios (nota mínima 10 val.)

2ª componente:
50% Trabalho Prático Final, obrigatória a apresentação e defesa do trabalho de forma presencial (nota mínima de 10 val.)
50% Exercício Prático realizado presencialmente, com base num enunciado disponibilizado no dia do exame (nota mínima de 10 val.)

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- BEN TU SHU, S. (2015). Motion Graphics in Branding. (Vol. I). (pp. ---). Hong Kong: Sendpoint Publishing
- JACKSON, C. (2014). After Effects and Cinema 4D Lite: 3D Motion Graphics and Visual Effects Using CINEWARE (Vol. 1). EUA: Routledge
- KERLOW, I. (2003). The art of 3D computer Animation and Effects . USA: Wiley
- PARENT, R. (2007). Computer Animation, Second Edition: Algorithms and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics) . USA: Morgan Kaufmann

Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual.
2. Desenvolvimento de exercícios de aplicação dos conteúdos explorados.
3. Metodologia ativa de ensino PBL (Project Based Learning).

Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects
Adobe Premiere
Adobe Photoshop
Adobe Ilustrator
Cinema 4D lite

nota:
softwares leccionados em Inglês

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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