IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Seminário: Criatividade e Inovação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.

Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
Descrever o processo de criatividade.
Os Alunos devem ficar aptos a:
- Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
- Descrever o processo de criatividade.
- Descrever o processo de inovação organizacional.
- Descrever o processo de aprendizagem organizacional.
- Descrever o processo de mudança organizacional.
- Identificar a importância e vantagem competitiva da criatividade e inovação.
- Identificar ferramentas promotoras de criatividade.
No final da unidade curricular os Alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade e encorajar a inovação na organização.

Programa
1. Criatividade individual e organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Ferramentas.
2. Inovação organizacional:
- Definição.
- Processo.
3. Aprendizagem organizacional:
- Definição.
- Processo.
4. Mudança organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Barreiras e estratégias de gestão.
ODS: 4 e 10.

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: Apresentação, ao longo do semestre, da ideia e do seu desenvolvimento. Dispensam do exame os Alunos com nota igual ou superior a 10 valores, na avaliação periódica.
Avaliação em exame, na época estabelecida no calendário letivo.

Bibliografia
- Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London: Kogan Page
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- José António, M. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha: Ariel
- Ussmane, M. (2013). Inovação e Criatividade - Manual do desenvolvimento de produto. Lisboa: Edições Sílabo
- ‘It’s not just about technology!': Creativity as a driving force for nurturing the development of skills for digital performance.(2023, 18 de junho). International Journal of Performance Arts and Digital Media, pp. 1-19.

Método de Ensino
As equipas de discentes recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema dos conteúdos da unidade curricular, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos.

Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poderem executar os seus trabalhos.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado