IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Marketing

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1.Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
2.Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
3.Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
4.Conhecer as especificidades de gestão da marca.

Programa
1. Introdução
1.1 Conceitos básicos do marketing
1.2 Evolução do papel do marketing

2. Análise do mercado e dos seus actores
2.1 Mercado
2.2 Analise da concorrência
2.3 Os estudos de mercado
2.4 Análise da empresa
2.5 Comportamento do consumidor

3. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
3.1 As variáveis explicativas individuais
3.2 As variáveis explicativas sociológicas e psicossociológicas
3.3 Processo de decisão

4. Segmentação
4.1 Processo de segmentação
4.2 Critérios de segmentação
4.3 Métodos de divisão do mercado

5. O posicionamento
5.1 O que é um posicionamento
5.2 Universo de referência, características distintivas, eixos de diferenciação

6. A marca
6.1 Definição
6.2 Funções da marca
6.3 Imagem da marca e a sua identidade
6.4 As políticas da marca

7. Marketing-Mix
7.1 Produto
7.2 Preço
7.3 Comunicação
7.4 Distribuição

Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
Trabalho prático (T1) com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores; Teste escrito (T2), ponderação 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação contínua, tendo que se submeter a exame final. A classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima tenha sido obtida nos dois elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:
Teste escrito (100%).
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Dionísio , P. e Al, E. (2015). Mercator XXI - Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Dionísio, P. e Al, E. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online - ofline. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- DuPus, S. e Silva, J. (2011). Package Design Workbook. USA: Rockport
- Wiedemann, J. (2017). The Package Design Book. : Taschen

Método de Ensino
1.Método expositivo.
2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas.
3.Resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de dezembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado