Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605910.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
- Inaê Pimentel Santa Ana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Compreender e colocar em prática as estratégias de gestão de uma equipa, através da promoção do espírito de partilha e entreajuda, orientado à resolução de problemas complexos, estabelecendo uma comunicação assertiva onde é necessário saber ouvir, colocar e aceitar as diferentes opiniões, para que a equipa de trabalho funcione como alavanca para o sucesso, especialmente em ambientes de pressão de uma agência de Marketing Digital, onde é essencial manter os profissionais produtivos, criativos e motivados.
Reconhecer através da prática de conteúdos todas as vantagens da cooperação, troca de experiências, consenso de grupo e da participação colaborativa em prol de um objetivo único, como forma de contribuição para o processo criativo de uma equipa, onde a obtenção dos resultados é garantida pela sinergia e criatividade dos seus membros.
Identificar as vantagens das competências multifuncionais dentro de uma equipa como fator de promoção, desenvolvimento do trabalho e criatividade, que são necessárias para que as empresas consigam superar o mercado e atingir metas que diferenciam uma agência de comunicação dos seus concorrentes.
Reconhecer a importância da confiança entre os membros de uma equipa, como fator essencial para o desenvolvimento de projetos. Assim como, identificar os pontos positivos e negativos sobre os tipos influências das relações interpessoais no trabalho e gestão de uma equipa, recorrendo sempre às estratégias de uma comunicação eficaz para resolução de situações mais complexas.
Programa
Introdução à criação e gestão do trabalho em equipa:
Definições de Equipa;
Vantagens de um trabalho em equipa;
Diferença entre grupo e equipa;
Relações Interpessoais na equipa;
Comportamento ideal;
Característica de uma boa equipa;
Eficácia e Ineficácia de uma equipa;
Comunicação e a sua eficácia dentro da equipa:
Assertividade;
Escuta ativa
Prática dos conteúdos. Introdução à aplicação ASANA
Normas de trabalho: Gestão de tarefas/equipa através da plataforma digital ASANA | QUIRE
Normas e técnicas de reunião:
Técnicas de elaboração
Análise e estudos de caso
Planeamento Estratégico da Equipa
Construção da equipa;
Individualismo;
Objetivo;
Estratégia;
Delegação de tarefas;
Discussão e partilha de ideias (Brainstorming);
Consenso
Espírito de entreajuda.
Introdução ao processo de análise e gestão estratégica
Estudos de caso
Análise do meio envolvente
Meio envolvente contextual;
Meio envolvente transaccional;
O Modelo das cinco forças de Michael Porter:
Ameaça de produtos substitutos;
Ameaça de entrada de novos concorrentes
Poder de negociação dos clientes
Poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.
Análise da empresa
Recursos da empresa (maturidade digital)
Análise SWOT e planos de ações;
Cadeia de valor
Metodologia de avaliação
A avaliação será dividida em 2 partes:
Estudos de casos práticos com discussão em sala para avaliação continua - Cotação máxima de 50%
Projeto final_Gestão Estratégica e Comercial - Cotação de 50%
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teóricas-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos e dinâmicas de grupo para aplicação e fundamentação dos princípios fundamentais com avaliação continua em sala de aula.
Software utilizado nas aulas
Asana - Gestor de projetos em equipa