IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Animação e Modelação 3D e Jogos

Desenho de Modelo e Estudo do Movimento

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 65433.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
a) Saber desenhar modelos estáticos e em movimento, objetos e corpo humano adequando
técnicas e materiais à sua representação.

b)Dominar o uso dos elementos gráficos do desenho: ponto, linha e mancha, em articulação com
a representação para criar sugestões de profundidade, texturas, materiais e movimento,
contribuindo para melhorar as noções de modelação 3D;

c)Obter um conhecimento básico da anatomia do corpo humano, facilitando maior correção no desenho de figuras e na representação do seu movimento, permitindo o alargamento de possibilidades criativas no campo da animação e modelação 3D.

Programa
1 - A relação entre o modelo e a representação:
- visão, percepção visual e representação;
- o modelo, a cópia e a representação estática e dinâmica;
- princípios do cinema de animação;
2 - Desenho de modelo:
- sombras própria e projetada - a relação entre os volumes, a iluminação e o claro-escuro;
- posicionamento da figura no campo da representação;
- escala, proporções e os cânones clássicos;
- texturas,
- acentuações prespécticas - os"escorços",
- registo rápido de figuras em movimento;
- animação de modelos vivos e objetos;
- desenho como linguagem visual: planos e raccord;
3 - Conceitos básicos de anatomia humana:
3.1 - A estrutura óssea do corpo humano;
3.2 - A morfologia muscular do corpo humano;
3.3 - A cabeça e o rosto;
4 - O retrato como espaço para representar movimentos faciais e expressões.
5 - Argumento, desenvolvimento e produção: o conceito de projeto.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, sendo baseada na apresentação/defesa dos exercícios teórico-práticos realizados nas aulas, nos quais são aplicados os conhecimentos adquiridos, que representam 70% da nota final do semestre.
Acrescem-lhes exercícios realizados em casa, que representam 20% da nota final e ainda a assiduidade e participação nas aulas, que representam 10% da nota final. Os alunos que, com estes itens obtenham avaliação acima de 10 valores (numa escala de 0 a 20) são dispensados de exame.
Os alunos que não assistam a mais de 1/3 das aulas serão excluídos por falta de elementos de avaliação.

A avaliação em época de exame implica a referida presença e assiduidade nas aulas e a obrigatoriedade do aluno combinar previamente com a docente a apresentação/defesa dos itens/exercícios referidos para a época de Frequência .

Bibliografia
- Gordon, L. (1987). Desenho Anatómico. Lisboa: Editorial Presença, LDA
- Molina,, J. (2006). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Edicions Cátedra
- Rubins, D. (1976). The Human Figure. An Anatomy for Artists.. New York, USA: Penguin Books
- Williams, R. (2009). The animator's survival kit: expanded edition. London: Faber and Faber

Método de Ensino
- Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.D.
e
- Aquisição de conteúdos através da análise crítica de exemplos e da realização de exercícios
teórico-práticos de aplicação desses mesmos conteúdos.

Software utilizado nas aulas
N.A.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado