IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design Multimédia

Design multimédia II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 617517.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1Transformar informação em conteúdo interativo
2Estruturar navegação c/lógica
3Criar animações dotadas de sentido
4Implementar layouts de ecrã p/multimédia
5Aplicar conhecimentos durante o processo
6Usar software c/mestria
7Demonstrar conhecimentos no âmbito do multimédia

Programa
a)Metodologia de designing
b)Multimédia: produtos, elementos, modos de interação com a informação
c)Prototipagem em função da plataforma e do conteúdo
d)Design do conteúdo; informação e navegação
e)Design de interface; botões, comandos, menus, animações
f)Design de animações
h)Animação entre ecrãs-cenas
i)Crítica de uso
j)Projetação de protótipo funcional
l)Testagem e redesign

Metodologia de avaliação
Avaliação formativa durante as aulas, processo de designing.
Realização de Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios e/ou dos projetos que foram propostos, devendo reflectir as sugestões que foram feitas pelo docente, nas aulas.
A nota da frequência é a média aritmética dos projectos propostos, possuindo todos eles o mesmo peso.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: realização de um exercício prático, de criação de interfaces multimédia (design de, pelo menos, dois ecrãs e navegação entre eles), sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos ou projectos que foram propostos.
A nota do exame, é a média aritmética da classificação obtida no exercício prático em exame (50%), com a classificação atribuída aos trabalhos(50%).
Itens objecto de apreciação/avaliação em frequência e exame:
a) Expressividade e criatividade das propostas;
b) Domínio/uso correcto do software de criação de interfaces/conteúdo multimédia;
c) Navegação lógica e intuitiva;
d) Coerência formal nos objectos, imagens, formas, símbolos e botões;
e) Design de cada ecrã;
f) Recheio qb em cad ecrã, com texto, imagens e outros elementos;
g) Localização correcta dos widgets, botões, elementos multimédia, zonas quentes, botões, etc;
h) Movimentos lógicos, de deslocação entre ecrãs;
i) Outros apectos de design, navegação e interacção

Bibliografia
(2001). The education of an e-designer. Nova Iorque: Allworth Press
(2002). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Canadá: New Riders Press
(2011). Simple and usable web, mobile, and interaction design (voices that matter). Berkeley: New Riders

Método de Ensino
A)Aulas teóricas expositivas: conceitos e exemplos
B)Análise de conteúdos multimédia
C)Aulas práticas de descoberta software
E)Aulas manuseamento de software de design para app;
F)Resolução de problemas
G)Avaliação sumativa, sobre produto

Software utilizado nas aulas
Software de prototipagem rápida, Axure ou similar

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado