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Ano Letivo: 2019/20

Design Multimédia

Atelier de inovação e empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 22,50 TP , Cód. 617515.

Docente(s)
- Rodrigo José das Neves Morais (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
O objetivo da disciplina é promover a aprendizagem através de experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projeto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da atividade, de modo a adquirir competências válidas para mais facilmente entrar no mundo do trabalho. No final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de construir um plano de negócios realizando o diagnóstico da oportunidade, a estratégia de implementação, o projeto de investimento e o plano de implementação. Espera-se que os alunos consigam:
- Desenvolvimento de uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais;
- Compreensão e estruturação do processo de deteção e análise de oportunidades de negócio;
- Definição de critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Desenvolvimento dos instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio;
- Identificação das fontes de financiamento para novos negócios;
- Compreensão do papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a atividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e atividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições publicas? análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O início de atividade
7. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Os alunos têm que:
- Apresentar oralmente a sua ideia ou oportunidade de negócio durante a 2ª semana do semestre; os alunos terão de entregar um resumo esquemático, incluindo texto e slides (impressos em papel) preparados para a apresentação;
- Apresentar durante as aulas da 6ª e 7ª semana a Análise ou Plano de Oportunidade, incluindo um diagnóstico da viabilidade tecnológica e de mercado;
- Apresentar durante as aulas da 14ª e 15ª semana o Plano de Negócios para a implementação da ideia, com entrega de um relatório final durante o período de Avaliações.

É facultada deste modo, aos alunos a possibilidade de dispensa a exame, através da realização das seguintes componentes de avaliação contínua com nota mínima final de 10 valores:
- Participação oral nas aulas e na discussão dos projetos: 25%
- Apresentação e relatório da análise/plano de oportunidades: 30%
- Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do projeto: 45%

AVALIAÇÃO POR EXAME/RECURSO/MELHORIA

A avaliação da Unidade Curricular nestas épocas processar-se-á através de realização de uma prova escrita.

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker , P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa. Lisboa: Editorial Presença
- Ferreira, M. e Santos, J. e Serra, F. (2008). “Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa”. Lisboa. : Edições Sílabo

Método de Ensino
A Unidade Curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas. Será apresentada e discutida a matéria, e analisados casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica; assim como os Projetos/Planos de Negócio dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Word
Excel

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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