IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Português

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S , Cód. 6498120.

Docente(s)
- Hermínia Maria Pimenta Ferreira Sol (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
No final do módulo os(as) alunos(as) deverão ser capazes de:
Reconhecer os sons do sistema fonético português e reproduzi-los;
Dominar o léxico do português que lhes permite entender enunciados básicos;
Escrever e falar usando estruturas sintáticas semi-complexas; e
Reconhecer o sistema fonético português.

Programa
Reconhecimento das estruturas linguísticas para as referências de cumprimentar; apresentar-se, nacionalidade e profissão.
Localizar, descrever espaços;
Noções de sintaxe: a estrutura frásica; relações sintáticas.
Noções básicas da morfologia do português.
Substantivos e adjetivos; pronomes demonstrativos variáveis e invariáveis; advérbios de lugar; tempo; pronomes.
As noções de antonímia e sinonímia
Enriquecimento do vocabulário;

Verbos regulares da 1ª, 2ª e 3ª declinação; verbos irregulares mais correntes.
Elaboração de textos. Leitura e interpretação.

Metodologia de avaliação
Regime de Avaliação Contínua, pelo que os/as alunos/as, apenas, poderão faltar a 2 aulas durante o semestre.

Bibliografia
- Alarcão, J. (1996). Para uma Conciliaçao das Arqueologias. (Vol. ___). (pp. ___-___). Lisboa: Afrontamento
- S.A., _. (2010). Gramatica Moderna da Lingua Portuguesa. (Vol. ___). (pp. ___-___). Lisboa: Escolar Editora

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas. Exercícios de prática da língua tanto na vertente escrita como oral em todas as aulas.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado