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Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Ano Letivo: 2016/17
  Aprimorar a atuação técnica dos profissionais de História e demais áreas, na Pesquisa Arqueológica, Gestão do Património Cultural e Educação Patrimonial.   Curso à distância: Plataforma e-learning e vídeo-conferência BBB Língua: Português   Títulação: Pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial   Siga o link seguinte para efetuar inscrição: http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/ Taxas de Frequência - 1000€ (Pagamento parcelar em 8 vezes) Inscrição - 150€ (realizada no ato da candidatura)

 

O curso pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos na área da arqueologia e património cultural.

O número de créditos a totalizar pelo aluno para a obtenção da pós-graduação é 60 ECTS/30 créditos.

O plano do curso está dividido em duas fases: Uma letiva de contacto, distribuída ao longo de dois semestres e uma prática realizada no terceiro semestre, onde o aluno terá a opção de desenvolver um estágio ou uma dissertação, num tema de sua preferência.

A maioria dos módulos obrigatórios funcionará ao fim de semana, sendo que alguns poderão também funcionar durante a semana, em horário pós-laboral, adaptado às diferenças de fuso-horário dos alunos dos diferentes países inscritos.

A página de facebook do curso pode ser consultada aqui. Participe!!!

Arranque do próximo curso - Outubro 2016

Após pré-inscrição deverá remeter os seguintes documentos para secretariado: guiomar.fonseca@ipt.pt

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do certificado de habilitações;
  • Fotografia;
  • Cópia de BI (carta de cidadão)
  • Boletim de Candidatura

Este curso possuí a colaboração de vários docentes brasileiros e das instituições a eles afetas, conetando em rede com Portugal e com os investigadores e docentes portugueses, na ministração deste curso, diferentes realidades no âmbito do património e da arqueologia.

Esta realidade permite também a fácil creditação e valência do mesmo no brasil. 

Estamos ainda a criar pontes com outras realidades, nomeadamente com Cabo Verde e outros países Lusofonos.

Não perca esta oportunidade!!!

 

Objetivos

- Aprendizagem dos conceitos, culturas, ocupação do território e dinâmicas de contato ao longo dos tempos.
- Aprofundar os conceitos e métodos da Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial, construindo uma formação especializada na área para a intervenção, preservação e proteção do património histórico-arqueológico.
- Desenvolver ações vinculando pesquisa, preservação, ensino, gestão e extensão;
- Possibilitar aos profissionais em Arqueologia, História e de outras áreas a integração em outros campos de atuação;
- Promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de Arqueologia, História e demais áreas do conhecimento como Gestão do Património, Preservação e Educação Patrimonial.

Este curso está direcionado para profissionais provenientes de cursos superiores que atuam em:
  • Arqueologia;
  • Património;
  • Pesquisa cultural;
  • Laboratórios de Arqueologia;
  • Museus;
  • Ongs e Oscips de interesse cultural e educacional;
  • Gestão de bens arqueológicos, históricos e culturais;
  • Pesquisas e estudos sobre educação patrimonial.

Podem ainda ser aceites outros profissionais ou interessados com Curriculum relevante na área ou em término de curso superior.

Para mais informações consulte os links:

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Alexandra Águeda de Figueiredo

Alexandra Águeda de Figueiredo

Gabinete: H211
t.: 967544224
ext.: 3183
endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Alexandra Águeda de Figueiredo

Alexandra Águeda de Figueiredo

Gabinete: H211
t.: 967544224
ext.: 3183
endereço de e-mail

Secretariado

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Gabinete: I 215
t.: 249 328 237
ext.: 1214
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2016/17
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
201437 Conservação e Restauro do Património Arqueológico 2 Leonor Loureiro (2)
20141 Introdução à Arqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201436 Introdução à Legislação e ao Património Cultural Terrestre e Marítimo 2 Fernando Larcher (2)
201424 Métodos e Técnicas Arqueológicas em Meio Terrestre e Subaquático 6 Alexandra Figueiredo (2)
20142 Origens do homem 2 Alexandra Figueiredo (2)
201446 Paleoambientes e Geoarqueologia 2 Silvério Figueiredo (2)
201439 Pré-História Brasileira 2 Alexandra Figueiredo (2)
201438 Pré-História Europeia 2 Alexandra Figueiredo (2)
2º Semestre
201413 Antropologia e Etnoarqueologia 2 Gonçalo Velho (2)
20145 Arqueologia das Antigas Civilizações 4 Alexandra Figueiredo (2)
201417 Educação Patrimonial 2 Alexandra Figueiredo (2)
201416 Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e Subaquático 2
201441 Gestão do Património Cultural 2 Silvério Figueiredo (2)
201426 Gestão do TerritórioGestão 2
201427 História Moderna e da Expansão Maritima Portuguesa 2 Madalena Larcher (2)
201440 História e Território do Brasil 2 Madalena Larcher (2)
201428 Património PaleontologicoPaleontologia 2
201445 Património SubaquáticoArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201435 Projeto de ArqueologiaArqueologia 2 Gonçalo Velho (2)
201432 Sistemas de Deteção GeofísicaCiências da Terra 2
201434 Tecnomorfologia Lítica e CerâmicaArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201449 Técnicas de Campo e LaborarórioArqueologia 6
201447 Técnicas de Campo e Laboratório aplicados à Arqueologia SubaquáticaArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201433 ZooarqueologiaArqueologia 2

 

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Anual
201416 Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e Subaquático 2
201426 Gestão do TerritórioGestão 2
201424 Métodos e Técnicas Arqueológicas em Meio Terrestre e SubaquáticoArqueologia 6
201428 Património PaleontologicoPaleontologia 2
201445 Património SubaquáticoArqueologia 2
201435 Projeto de ArqueologiaArqueologia 2
201432 Sistemas de Deteção GeofísicaCiências da Terra 2
201443 Sistemas de Informação Geográfica aplicado à Gestão do Património ArqueológicoInformática 4
201434 Tecnomorfologia Lítica e CerâmicaArqueologia 2
201449 Técnicas de Campo e LaborarórioArqueologia 6
201447 Técnicas de Campo e Laboratório aplicados à Arqueologia SubaquáticaArqueologia 2
201433 ZooarqueologiaArqueologia 2
1º Semestre
201437 Conservação e Restauro do Património ArqueológicoConservação e Restauro 2
20141 Introdução à ArqueologiaArqueologia 2
201436 Introdução à Legislação e ao Património Cultural Terrestre e MarítimoDireito 2
20142 Origens do homemArqueologia 2
201446 Paleoambientes e GeoarqueologiaCiências da Terra 2
201448 Pré-HistóriaArqueologia 4
2º Semestre
201413 Antropologia e EtnoarqueologiaAntropologia 2
20145 Arqueologia das Antigas CivilizaçõesArqueologia 4
201417 Educação PatrimonialEducação 2
201441 Gestão do Património CulturalGestão 2
201427 História Moderna e da Expansão Maritima PortuguesaHistória 2
201440 História e Território do BrasilHistória 2

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
201420 Estágio práticoArqueologia 12
201444 Seminário de Investigação, Gestão e de Educação PatrimonialArqueologia 4
201421 TeseArqueologia 12

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso

Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.

A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma BBB, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno.

Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas.

As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser.

É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como qualquer programa letivo possui um conjunto de aulas de contacto direto (professor-aluno) e horas de trabalho independente.

Como se desenrola o processo?

· Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.

· No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.

· O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.

· O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.

· O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem BBB. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.

· Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.

· As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.

· Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.

· Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.

· O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.

 Siga o link seguinte para efetuar inscrição:

http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/

Valores

Inscrição: 150€ (euros)

Seguro: 2€ (euros)
Taxas de frequência:1000€ (euros)

Horário e dias de funcionamento

Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância – IPT elearning-BBB).

Horário Pós-laboral.

 

 

Vagas

Limite minimo 10 alunos

Propinas e métodos de pagamento

O valor da propina é de 1 000,00€, podendo ser feito a pronto ou por 3 parcelas.

- 400€ no início do curso (até 30 de Novembro)

- 300€ até finais de Janeiro 2017

- 300€ até finais de Junho 2017

Taxas e Emolumentos

 Valor de inscrição: 150,00€

 Seguro escolar: 2,00€

Documentos necessários

(remeter por email para guiomar.fonseca@ipt.pt - secretaria da pós-graduação)

  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Cópia do bilhete de identidade ou documento de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte.
  • Boletim de candidatura

Calendarização

1ª Fase: 15 de Março a 30 de Junho 2016

2ª Fase: 01 de Julho a 18 de Setembro 2016

Início letivo: Outubro de 2016 

1º semestre - Outubro 2016 a Março 2017 

2º semestre - Abril a Julho 2017

3º semestre - Julho a Dezembro 2017

Apresentação pública e defesa de relatórios e dissertações: Dezembro 2017

Saídas profissionais

Como saídas profissionais os formandos poderão prosseguir trabalhos de pesquisa, gestão, educação e projetos em instituições público ou privadas que integrem nos seus corpos especialistas com necessidade de valências em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.
Como instituições acolhedoras destes profissionais contam-se:
  • Instituições de Ensino Superior
  • Municípios;
  • Empresas de Arqueologia;
  • Associações/ONGs;
  • Museus;
  • Instituições de Gestão de Património Cultural;
  • Laboratórios;
  • Centros de Pesquisa 
  • Centros de Educação Patrimonial

Locais de funcionamento

Tomar

Tomar

Parcerias

 
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Ano Letivo: 2016/17
NP4552
Financiamento
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portugal2020
centro2020
compete2020
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