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Ano Letivo: 2014/15

Auditoria e Fiscalidade

Auditoria II

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6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 963834.

Docente(s)
- Carlos Fernando Calhau Trigacheiro (2)
- Edgar Ferreira Enes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos formalmente definidos.
No entanto, é importante que os estudantes possuam um bom domínio das matérias de contabilidade.

Objetivos
No final da UC os alunos devem possuir uma compreensão global das diversas fases de um trabalho de auditoria, incluindo o relato aos stakeholders e a verificação do cumprimento das obrigações fiscais.
Devem ainda conhecer os principais aspetos de natureza contabilística a considerar numa auditoria.

Programa
1. AUDITORIA ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E OUTROS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
A abordagem a efetuar para cada uma das áreas envolve os pontos seguintes:
a) Medidas de controlo interno.
b) Enquadramento no Código das sociedades comerciais, quando aplicável.
c) Objetivos e procedimentos de auditoria.
d) Programa de auditoria e principais mapas de trabalho.
Áreas a abordar:
1.1. Ativos intangíveis e propriedades de investimento.
1.2. Investimentos financeiros.
1.3. Vendas, prestações de serviços e outros rendimentos e dívidas a receber.
1.4. Acréscimos e diferimentos.
1.5. Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
1.6. Impostos sobre o rendimento: correntes e diferidos.
1.7. Capital próprio.
2. ASPECTOS DE NATUREZA CONTABILÍSTICA A CONSIDERAR NA AUDITORIA ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E OUTROS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
2.1. Ativos intangíveis e propriedades de investimento.
2.2. Investimentos financeiros.
2.3. Vendas, prestações de serviços e outros rendimentos e dívidas a receber.
2.4. Acréscimos e diferimentos.
2.5. Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.
2.6. Impostos sobre o rendimento: correntes e diferidos.
2.7. Capital próprio.
3. CONCLUSÃO DA AUDITORIA
3.1. Acontecimentos subsequentes.
3.2. Confirmações externas.
3.3. Declaração do órgão de gestão.
3.4. Ajustamentos e reclassificações.
3.5. Apreciação da forma como são apresentadas as demonstrações financeiras.
3.6. Revisão do cumprimento das obrigações fiscais.
3.7. Revisão global do trabalho.
3.8. Normas nacionais e internacionais de auditoria aplicáveis.
4. O RELATO EM AUDITORIA
4.1. Importância do relatório para a produção dos efeitos da auditoria.
4.2. Princípios gerais a observar na elaboração do relatório.
4.3. Certificação legal das contas: objetivos e modelo.
4.4. Tipos de opinião em auditoria.
4.5. Declaração de impossibilidade de certificação legal das contas.
4.6. Outros relatórios e pareceres de auditoria.
4.7. Normas nacionais e internacionais de auditoria aplicáveis.
5. AUDITORIA INTERNA
5.1. Objetivos, conceitos e técnicas de auditoria interna.
5.2. Auditoria interna e auditoria externa (conceitos, objetivos, cooperação e complementaridade).
5.3. Abordagem operacional da auditoria interna.
5.4. Auditoria interna e comunicação: aspetos gerais, oportunidades e compreensão pelos auditados.
5.5. Administração de um departamento de auditoria interna: planificação e organização da atividade; pessoal, formação e atividades preparatórias, "On the job training".
5.6. Normas Internacionais para a Prática de Auditoria Interna.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, considerando a participação nas aulas e nos casos práticos e uma prova escrita individual complementar (com mínimo de 7 val).

Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem um exame escrito, que abrange todo o programa.

Bibliografia
- Almeida, B. (2014). Manual de Auditoria Financeira. Coimbra: Escolar Editora
- Baptista da Costa, C. e Correia Alves, G. (2011). Casos Práticos de Auditoria Financeira. Lisboa: Rei dos Livros
- Baptista da Costa, C. (2014). Auditoria Financeira - Teoria e Prática. Lisboa: Rei dos Livros
- Martins, I. e Morais, G. (2013). Auditoria Interna - Função e Processo. (Vol. 1). Lisboa: Áreas Editora

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais.
Aulas práticas, onde se propõe a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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