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Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Ano Letivo: 2013/14
Aprimorar a atuação técnica dos profissionais de História e demais áreas, na Pesquisa Arqueológica, Gestão do Património Cultural e Educação Patrimonial.Coordenação Alexandra Figueiredo (IPT)Deisi Scunderlick Eloy de Farias (UNISUL)

 

O curso pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.


O número de créditos a totalizar pelo aluno para a obtenção da pós-graduação é 60 ECTS/30 créditos.


O plano do curso está dividido em duas fases, uma letiva de contacto, distribuídas ao longo de dois semestres e uma parte mais prática, realizada no segundo semestre onde o aluno terá a opção de desenvolver um estágio ou uma dissertação, num tema sobre a área.

A maioria dos módulos obrigatórios funcionará ao fim de semana, sendo que alguns poderão também funcionar durante a semana, em horário pós-laboral, adaptado às diferenças de fuso-horário.

A página de facebook do curso pode ser consultada aqui.

 

Objectivos

 - Aprendizagem dos conceitos, culturas, ocupação do território e dinâmicas de contato ao longo dos tempos.
- Aprofundar os conceitos e métodos da Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial, construindo uma formação especializada na área para a intervenção, preservação e proteção do património histórico-arqueológico.
- Desenvolver ações vinculando pesquisa, preservação, ensino, gestão e extensão;
- Possibilitar aos profissionais em História e de outras áreas a integração em outros campos de atuação;
- Promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de História e demais áreas do conhecimento como Arqueologia, Gestão do Património e Educação Patrimonial.

Este curso está direcionado para profissionais provenientes de cursos superiores que atuam em:

  • Arqueologia;
  • Património;
  • Pesquisa cultural;
  • Laboratórios de Arqueologia;
  • Museus;
  • Ongs e Oscips de interesse cultural e educacional;
  • Gestão de bens arqueológicos, históricos e culturais;
  • Pesquisas e estudos sobre educação patrimonial.

Contactos

Secretariado

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Gabinete: I 215
t.: 249 328 237
ext.: 1214
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2013/14
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
201413 Antropologia e EtnoarqueologiaCiências Auxiliares 2
20147 Arq. Histórica BrasileiraArqueologia 2
20144 Arq. Pré-Histórica BrasileiraArqueologia 2
20146 Arqueologia Moderna e da Expansão MaritimaHistória 2
20145 Arqueologia das Antigas CivilizaçõesHistória 2
20149 Detecção e conservação de micro-contextos arqueológicosTeoria e Método em Arqueologia 2
20141 Introdução à ArqueologiaArqueologia 2
201410 Metodos e Técnicas Arqueológicas em meio subaquáticoTeoria e Método em Arqueologia 4
201411 Métodos e Técnicas Arqueológicas em meio terrestreTeoria e Método em Arqueologia 4
20142 Origens do homemArqueologia 2
201414 Preservação de espólio arqueológico terrestre e subaquáticoCiências Auxiliares 4
20143 Pré e Proto-História PeninsularArqueologia 2
201412 Sistemas de Informação do Património Arqueológico e MonumentalGestão do Património 4
20148 Teoria do Geosistema Aplicada à ArqueologiaTeoria e Método em Arqueologia 2
2º Semestre
201417 Educação PatrimonialEducação 2
201416 Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e SubaquáticoCiências Auxiliares 2
201420 Estágio prático 16
201415 Legislação, Estudo e Gestão do PatrimónioGestão do Património 2
201418 Seminário de InvestigaçãoEducação 2
201421 Tese 16

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso

Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu, ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.

É reconhecida em ambos os países (Portugal e Brasil) e será diplomada por ambas as instituições.

A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma WIMBA, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno. 

Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas. 

As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser. 

É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como se desenrola o processo?
  • Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
  • No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.
  • O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.
  • O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.
  • O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem Wimba. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.
  • Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.
  • As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.
  • Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.
  • Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.
  • O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.

A avaliação decorrerá na UNISUL ou no IPT.


Inscrição

A inscrição (boletim de candidatura) deverá ser realizada on-line e os documentos remetidos por email para alexfiga@ipt.pt; deisiarqueologia@gmail.com; guiomar.fonseca@ipt.pt.


Valores
Inscrição: 150€Seguro: 2€Taxas de frequência:400€ no primeiro mês seguido à inscrição400€ no final do primeiro semestre400€ no final do segundo semestre


Horário e dias de funcionamento

Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância – IPT elearning-WIMBA).Horário Pós-laboral (adaptado à diferença horária dos dois países) e Fim-de-semana.


 

Vagas

20

Propinas e métodos de pagamento

- 400€ no primeiro mês seguido à inscrição

- 400€ no final do primeiro semestre

- 400€ no final do segundo semestre

Taxas e Emolumentos

 Candidatura 150,00€

Documentos necessários

  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Cópia do bilhete de identidade ou documento de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte.

Calendarização

Candidaturas até 26 de Setembro 2014

 * Os documentos deverão ser remetidos para:

Locais de funcionamento

Tomar

Tomar

Parcerias

 Universidade do Sul de Santa Catarina
Consulte a página da UNISUL relativa a este curso aqui.
facebook
Ano Letivo: 2013/14
NP4552
Financiamento
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