IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Gestão de Empresas Familiares e Empreendedorismo

Comportamento do Consumidor e Gestão de Vendas

<< voltar ao Plano Curricular

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301111.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os principais objectivos da unidade curricular assentam na aprendizagem de conhecimentos por parte do mestrando de modo a:
- Conhecer como aplicar teorias económicas, psicológicas, sociológicas e antropológicas e combiná-las de modo a explicar o comportamento do consumidor;
- Adquirir conhecimentos sobre processos de tomada de decisão sobre produtos e como os processos de pós-compra influenciam o comportamento futuro;
- Adquirir conhecimentos sobre satisfação e lealdade do consumidor;
- Adquirir conhecimentos sobre comportamento do consumidor e estratégias de marketing.

Programa
Análise do comportamento do consumidor: Teorias do comportamento do consumidor; Motivação e envolvimento; Percepção, memória e aprendizagem; Crenças, atitudes e comportamentos; Comportamento do consumidor nos serviços.
Processo de decisão de compra: Processo de mudança; Modelos de decisão do consumidor; Reconhecimento do problema; Procura de informação; Avaliação e selecção de alternativas.
Satisfação e lealdade do consumidor: Modelos de satisfação e lealdade; Índices de satisfação; Satisfação e deleite.
Comportamento do consumidor e estratégias de marketing: Segmentação; Decisão do consumidor e estratégias de marketing.


Metodologia de avaliação
Métodos de avaliação (OPCIONAIS):
1. Avaliação contínua:a)Participação activa em pelo menos 75% das aulas–4 valores;b)Participação activa no trabalho de grupo e na dinamização de um seminário–8 valores;c)Prova escrita–8 valores; d)Os alunos serão chamados a fazer a auto-avaliação do trabalho em grupo
2. Avaliação por exame: Exame escrito e oral–20 valores

Bibliografia

Método de Ensino
A Metodologia Pedagógica a privilegiar é de natureza activa e interactiva sendo preocupação dominante a evolução do “conhecimento teórico” para o “conhecimento prático”. Assim, a metodologia assentará em aulas teórico práticas, estudo de casos e realização e apresentação de trabalhos de grupo pelos alunos. Nas aulas teórico-práticas será privilegiada a exposição oral, suportada com projecção de esquemas e gráficos. A metodologia incluirá: Aulas expositivas; Realização de trabalhos em grupo; Apresentação oral e escrita de pequenos trabalhos em seminários; Estudo individual; Sessões tutoriais; Seminários por especialistas exteriores.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado