Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.
A multidisciplinaridade necessária para a preparação de um profissional de design na área editorial faz com que apetrechemos este mestrado com uma oferta de conhecimentos o mais completa possível.
O ensino é orientado pela concretização de trabalhos práticos de índole profissional, sustentados por fortes conhecimentos teóricos e pela análise do mercado editorial nacional e estrangeiro.
O 2.º ano letivo é a concretização efetiva destes pressupostos quer através dos estágios, dos trabalhos de projecto ou das trabalhos de dissertação.
O programa de estudos do curso de mestrado compreende o desenvolvimento de conhecimentos nas seguintes áreas técnico-científicas: Design Editorial (99 ECTS); Tecnologia Gráfica (11 ECTS); Cultura Gráfica (4 ECTS); Comunicação Social (6 ECTS).