IPT

Undergraduate in Tecnologia Química

À Conversa com a Diretora

 

Nome do curso: Tecnologia Química

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar

Nome do Diretor: Cecília Baptista

Formação do Diretor de curso: Doutoramento em Química

cecilia

Em que consiste este curso?

R: O curso de Tecnologia Química é uma formação superior na área da Engenharia Química. Da sua estrutura curricular fazem parte disciplinas nas áreas da Tecnologia dos Processos Químicos, Química, Biologia e Bioquímica, Higiene e Segurança no Trabalho, Indústrias Alimentares entre outras, que se podem considerar como Ciências Básicas, e que são típicas de todos os cursos superiores com vertente tecnológica. É constituído por 35 unidades curriculares (seis por semestre, à exceção do último, que pelo facto dos alunos terem de realizar um trabalho final, tem apenas cinco disciplinas). Duas destas disciplinas são escolhidas pelo estudante, dentro das áreas disponíveis. O trabalho final pode ser realizado sob a forma de estágio numa empresa da área, muitas vezes sugerida pelo aluno, e que esteja disponível para receber um estagiário.

 

Quais as competências que vais adquirir?

R: O aluno vai compreender em que consiste e como se desenrolam os processos químicos de que a sociedade necessita para transformar as matérias-primas em produtos e objetos de uso diário. Durante o curso os alunos vão descobrir e conhecer como se produzem alguns compostos químicos que depois podem ser usados como reagentes, solventes, perfumes, detergentes, colas, tintas, … ou dar origem a matérias como papel, plástico, cimento, biocombustíveis, …. Algumas destas substâncias são produzidas por via exclusivamente química e outras são produzidas por via biotecnológica, usando micro-organismos, como é o caso da cerveja, do iogurte, dos antibióticos e muitas outras.

De modo genérico, os alunos adquirem competências para trabalhar em áreas de planeamento, produção, otimização e controlo de qualidade destes processos e respetivos produtos finais.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: As profissões associadas ao curso englobam funções técnicas na indústria química, na indústria agroalimentar, na indústria farmacêutica ou nas indústrias biotecnológicas. Estas funções podem ser desempenhadas em diferentes setores das empresas, desde o planeamento, à produção, à inovação e desenvolvimento, à análise laboratorial das matérias-primas adquiridas e dos produtos.

Não se podem esquecer as funções ligadas ao setor técnico-comercial e de vendas dos produtos químicos, nem as funções técnicas de análise e Controlo Ambiental das empresas, bem como da gestão de sistemas de Qualidade e de Segurança.

Por último, podem sempre referir-se as funções de consultadoria sobre todos os aspetos inerentes ao processo de fabrico e sistemas integrados de Qualidade, Ambiente e Segurança.


Porquê escolher este curso?

R: Porque a sociedade necessita destes bens de uso quotidiano e os países devem investir nas suas unidades industriais para se autoabastecerem, para utilizarem os seus recursos naturais e produzir valor, dando solidez à sua economia.

Porque esse esforço tem de ser intensificado no futuro por razões de desenvolvimento económico e a indústria já necessita no presente, e ainda irá necessitar mais no futuro, de técnicos com estas competências que possam garantir o bom desempenho, a eficiência dos processos produtivos e a sua rentabilidade económica.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: Dada a dimensão da Instituição e também o número de alunos de cada curso ou turma tem sido sempre possível criar um trabalho de grande proximidade entre alunos e professores no plano didático e educativo que concorre fortemente para o sucesso do ensino e para a elevada taxa de empregabilidade que sempre se registou nos cursos ligados à engenharia química e do ambiente.

 

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos