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TeSP - Gestão Comercial e Vendas

  Direção e Secretariado do CTeSP em Gestão Comercial e Vendas deseja a todos os alunos Boas Vindas e um Excelente Ano Letivo!     Se ainda não apresentaste a Tua candidatura, tens até dia 23 outubro para o fazer. Mais informações em www.ipt.pt

 

 O Técnico superior profissional é capaz de organizar um ponto de venda que explora o potencial das condições comerciais e stocks, assim como elaborar e implementar um plano de comunicação e animação comercial.

 

Objectivos

 Atividades principais:
  • Coordenar o plano de animação e desenvolvimento do ponto de venda;
  • Elaborar relatórios de atividades comerciais;
  • Planear campanhas a nível do merchandising;
  • Implementar a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes;
  • Diagnosticar as necessidades dos clientes;
  • Coordenar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
  • Planear estudos dos produtos e ou dos serviços da empresa;
  • Implementar as técnicas de venda e negociação;
  • Gerir e organizar a força de vendas;
  • Desenvolver estudos sobre o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral;
  • Desenvolver uma estratégia de comércio electrónico e acompanhar os seus resultados.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Gabinete: O210
t.: 00351 249 328 244
ext.: 1125
endereço de e-mail

Secretariado

Isabel Maria Lopes Pereira

Isabel Maria Lopes Pereira

Gabinete: B 115
t.: 249 328 290
ext.: 3108
endereço de e-mail

Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Atelier de CriatividadeGestão e administração 2
InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
Métodos QuantitativosMatemática e estatística * 4
PortuguêsLíngua e literatura materna 4
Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6
Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6
Sociedade e EconomiaEconomia 4
2º Semestre
Administração e Gestão 5
Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento * 3
Direito das EmpresasDireito 5
Estudos de MercadoMarketing e publicidade 4
Expressão Oral e Escrita 5
Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4
Informática 5
Inglês Elementar 5
Introdução à Economia 5
Matemática Complementar 5
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6
Técnicas de ComunicaçãoMarketing e publicidade 2
Técnicas de Venda e Negociação ComercialComércio 6

 

Plano curricular
UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Análise de Casos em Gestão de Comércio e ServiçosComércio 4
Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2
Comunicação e Comércio ElectrónicoInformática na óptica do utilizador 6
Gestão de StocksComércio 4
Liderança e MotivaçãoCiências sociais e do comportamento * 5
Merchandising e PromoçõesMarketing e publicidade 4
Projecto AplicadoComércio 5
2º Semestre
EstágioComércio 30

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Direito das EmpresasDireito 5 Cláudia Sousa Rosa
Informática de GestãoInformática na óptica do utilizador 6 Raul Monteiro
Introdução à Gestão de EmpresasGestão e administração 6 Jorge Simões
Métodos QuantitativosMatemática e estatística 4 José Faria Paixão
Princípios de MarketingMarketing e publicidade 5 Fátima Pedro
Sociedade e EconomiaEconomia 4 Cláudia Pires da Silva
2º Semestre
Atelier de Criatividade e EmpreendedorismoGestão e administração 4 Ana Isabel Gaspar Pacheco
Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento 4 Alexandra Carvalho
Estudos de MercadoMarketing e publicidade 6 Fátima Pedro
Rosa Brígida
Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 6 Sílvio Silva
InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4 Marta Dionísio
Técnicas de Venda e Negociação ComercialComércio 6 Sílvio Silva

 

Plano curricular
UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Análise de Casos em Gestão de Comércio e ServiçosComércio 4 Sílvio Silva
Comunicação e Comércio ElectrónicoInformática na óptica do utilizador 5 Vasco Silva
Gestão de StocksComércio 5 José Pinheiro Nogueira
Liderança e MotivaçãoCiências sociais e do comportamento 5 Fernanda Aparício
Merchandising e PromoçõesMarketing e publicidade 5 Fátima Pedro
Projecto AplicadoComércio 6 Jorge Simões
Sílvio Silva
2º Semestre
EstágioComércio 30 Fátima Pedro
Jorge Simões
José Farinha
Carla Joaquim
Sílvio Silva

Condições de Acesso

 

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Professor-adjunto da Unidade Departamental Ciências Empresariais

Gabinete: O210

Telefone: 00351 249 328 244    Ext: 1125

 e-mail: fatimapedro@ipt.pt

Secretariado

Silvia Catrina Gomes dos Ramos Rosa

Gabinete: B184

Telefone: 00351 249328290   Ext: 3108

e-mail: silviarosa@ipt.pt
 
 

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais:

·         Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

·         Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março;

·         Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Matemática

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais (nacionais) e de 1000€ (internacionais)

Taxas e Emolumentos

 Candidatura   Nacionais 40,00€       Internacionais  50€

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt),o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

Calendarização

Informações sobre Candidaturas e calendarização das mesmas poderão ser consultadas aqui

Para qualquer esclarecimento  entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contacto através do email spoc@ipt.pt ou por telefone 249328107

Saídas profissionais

O Técnico superior profissional é capaz de organizar um ponto de venda que explora o potencial das condições comerciais e stocks, assim como, elaborar e implementar um plano de comunicação e animação comercial.


Funções a desempenhar

· Técnico Comercial

· Gestor de Vendas

· Técnico de Marketing

· Agente ou Delegado Comercial

· Promotor de Vendas

· Técnico de Merchandising

· Prospector Comercial

Locais de funcionamento

Tomar

Tomar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
NP4552
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