IPT Logotipo do IPT

Marketing Digital

Comunicação e Comércio Eletrónico

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 14,0 T + 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 605917.

Docente(s)
- Neuza Maria Eurico Cardoso (2)
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva (1)(2)
- Anabela da Cruz Pereira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem compreender os conceitos associados ao CE, principalmente conceitos relacionados com a segurança no CE e pagamentos nas transações comerciais via internet (1); Conhecer os modelos de negócio utilizados no CE, nomeadamente modelos de negócio entre empresas e consumidores e entre o Estado, empresas e consumidores (2); Utilizar ferramentas da web 2.0 no CE na criação de website para transações comerciais online (3); Adquirir competências no desenvolvimentos de apps para CE, no que diz respeito à criação de catálogos de produtos, registo e gestão de clientes, campanhas de marketing com geolocalização e comunicação em várias línguas (4); Analisar e comunicar dados de CE através da produção de relatórios e dashboards relacionados com transações comerciais online (5).

Programa
a) Conceitos de CE:
- Comércio eletrónico;
- Segurança nas transações comerciais;
- Pagemantos online.
b) Modelos CE:
- B2B;
- B2C;
- C2C;
- A2B;
- A2C.
c) utilização de ferramentas Web 2.0:
- Criação de website para transações comerciais com Google Sites.
d) Desenvolvimento de Apps:
- Criação de catálogos de produtos;
- Registo e gestão de clientes;
- Geolocalização;
- tradutor.
e) Comunicar com dados:
- Produção de relatórios e dashboards com Power BI.

Metodologia de avaliação
Exercícios Práticos (30%) e Projeto de avaliação (70%)

Bibliografia
- Caetano, L. (2022). Comércio Eletrónico. (Vol. 1). Porto: Edições Esgotadas
- Chaffey, D. e Hemphill, T. e Bird, D. (2019). Digital Business and E-Commerce Management . (Vol. 1). Reino Unido: Pearson
- Kamriani, F. e Krishnendu , R. (2016). App Inventor 2 - Essentials. (Vol. 1). UK: Packt Publishing
- Queirós, R. (2016). Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio.FCA. (Vol. 1). Portugal: FCA

Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas com resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Google Sites
MIT AppInventor
Microsoft Power BI

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado