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Ano Letivo: 2022/23

Arqueologia Subaquática

Metodologia de Prospeção Arqueológica

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2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 TP , Cód. 346778.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Pretende-se que adquiram competências no domínio da teoria e prática da metodologia de prospecção arqueológica e sejam capazes de optar e aplicar uma metodologia a qualquer caso e saibam reconhecer vestígios arqueológicos subaquáticos.

Programa
1. O estudo de uma estação arqueológica
2. A localização das estações arqueológicas
3. Técnicas e metodologias no desenvolvimento de prospeções arqueológicas.
Como realizar uma prospeção: O planeamento
Métodos de investigação na prospeção arqueológica submarina
Prospeção Direta/Indireta
Prospeção Seletiva/Extensiva
Equipamento de apoio à prospeção, mecanismos usados e utilização
O resultado e interpretação de mapas sonares
Critérios, vantagens e desvantagens dos diferentes métodos
As sondagens
Localização e sistema de posicionamento
Orientação e navegação subaquática
Sistema de registo
A preservação dos vestígios e legislação

Metodologia de avaliação
Dois períodos de avaliação: frequência e Exame.
Frequência - A avaliação é considerada sobre teste teórico por e-learning 80%, mais a participação nas aulas 20%.
Exame - A avaliação é considerada sobre teste teórico - 100%

Bibliografia
- Archaeology, E. (2008). "MARITIME ARCHAEOLOGY". Retrieved 17 Jan 2013.. (Vol. 1). Oxford:: Elsevier Science & Technology,
- Delgado (ed), J. (1997). British Museum Encyclopaedia of Underwater and Maritime Archaeology. London: British Museum Press,
- Withgott,, J. e Scott Brennan, J. (2007). Environment: the science behind the stories.. San Francisco: Pearson Benjamin Cummings,

Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamente de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, análise de casos de estudo e aplicabilidades técnicas.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de dezembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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