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Arqueoacústica: um modo interdisciplinar de compreender o passado

 

3 ECTS | 21 horas de contacto

Ensino presencial, com possibilidade de transmissão por videoconferência.

Candidaturas abertas.

Início -  a anunciar.

Candidatura: 10,00€.

Propinas (a pagar após a admissão no curso):

  • Estudante Nacional: 48,00€
  • Estudante Internacional: 72,00€.

Para qualquer esclarecimento deve entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contact através do email balcaounico@ipt.pt ou pelo telefone 249328107

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt) ou via CTT (Estrada da Serra - Quinta do Contador, 2300-313 Tomar) , o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

O comprovativo de transferência com a indicação dos dados do aluno e com o nome de titular da conta titular deve ser enviado para balcaounico@ipt.pt ou anexado no formulário de Candidatura.

Esta formação está enquadrada no Consórcio Rede Politécnica A23 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regulamento de bolsas do Consórcio Rede Politécnica A23.

Nota: Os valores apresentados dizem respeito a processos de inscrição individuais e voluntários por parte dos interessados. No caso de processos de inscrição em grupo suportados em protocolos estabelecidos com entidades parceiras do Consórcio da Rede Politécnica A23, o valor da propina dependerá do respetivo plano financeiro associado à articulação com as entidades.

Sem prejuízo de trabalhos anteriores de carácter pioneiro, a partir de meados da década de 1990 assiste-se a um desenvolvimento de investigação sobre o som na arqueologia, recorrendo-se à informação de disciplinas diversas tais como arqueologia, acústica, etnomusicologia e neurociência, entre outras. Esses estudos resultaram em publicações diversas em revistas com revisão por pares, facultando .um manancial de dados que permitem um melhor conhecimento do passado, uma melhor compreensão do presente e uma melhor preparação do futuro. De facto, a Arqueoacústica é exemplo de uma tendência que se começa a verificar na ciência de finais do século XX: um esbater de fronteiras entre diversas disciplinas. Dado que o som é uma presença diária nas nossas vidas, com este curso pretende-se dotar os participantes com informação relevante que lhes permitirá ter uma perceção mais abrangente do próprio mundo em que vivemos e simultaneamente facultar um modo interdisciplinar de compreender o passado.

 

Objetivos

  1. Compreender a interdisciplinaridade da Arqueoacústica e a sua importância no estudo do passado;
  2. Conhecer o contributo da Arqueoacústica na investigação da Arte Pré-histórica;
  3. Identificar fenómenos acústicos em monumentos megalíticos e seus reflexos na arte neolítica;
  4. Analisar as origens da música com o contributo da Arqueoacústica;
  5. Compreender a evolução do comportamento musical primitivo na sequência da descoberta de novas matérias-primas.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Fernando Augusto Rodrigues Coimbra

Fernando Augusto Rodrigues Coimbra

endereço de e-mail
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Anual
40581 Arqueoacústica: um modo interdisciplinar de compreender o passado 3

CP I . Introdução à Arqueoacústica. Trabalhos pioneiros.

CP l . 1. Grande desenvolvimento após a viragem do século. Congressos e publicações científicas especializadas

CP I .2. Arqueoacústica e interdisciplinaridade. O contributo da Neurociência.

CP2. O contributo da Arqueoacústica para o estudo da Arte Pré-histórica.

CP2.1. Reverberações em grutas e a sua relação com a arte parietal.

CP2.2. Localização de arte rupestre ao ar livre e paisagens sonoras.

CP3. Fenómenos acústicos em monumentos megalíticos e seus reflexos na arte.

CP3.1. Acústica e intencionalidade na arquitetura megalítica: os círculos de menhires de Aberdeen (Escócia); Stonehenge; Hipogeu de Hal Saflieni (Malta).

CP3.2. Frequências específicas, experiências de mente/corpo e Arte Megalítica. A explicação da Neurociência.

CP4. Origens da música, Arqueoacústica e Arqueomusicologia. Evidência arqueológica.

CP4. 1. A voz e o corpo humano como comportamento musical primitivo.

CP4.2. Primeiros instrumentos musicais construídos intencionalmente. Os aerofones do Vale do Jura e de Isturitz.

CP4.3. Representações de instrumentos musicais em arte pré-histórica. A vida sedentária, novas matérias-primas e a multiplicação de instrumentos musicais.

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Locais de funcionamento

Mação

Mação
- Curso pertencente ao Consórcio A23 - Rede Politécnica, mais informações em http://www.redepolitecnica.pt

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
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