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Técnicas de Arqueologia

Técnicas de gabinete e laboratório

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 27,0 PL + 27,0 TP , Cód. 3008132.

Docente(s)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
1. Elaborar correctamente um relatório científico;
2. Analisar e classificar solos;
3. Extrair pólenes de amostras arqueológicas;
4. Correctamente utilizar todos os equipamentos necessários e medidas de segurança relativas às diversas análises.
5. Recolher amostras para datações
6. Recolher amostras para análises físico-químicas

Programa
O programa da disciplina compreende os seguintes tópicos abordados mediante apresentação teórica seguidos por prática laboratorial:
A. Regras de segurança em laboratório- Noções de etiquetagem de elementos químicos, Higiene e segurança em laboratórios, regras e procedimentos.
B. Equipamento laboratorial e sua utilização específica- Conhecimento e utilização de equipamentos laboratoriais.
C. Noções de química geral- Noções de química de solos, principais elementos químicos identificação e reações.
D. Análise granulométrica e gravimétrica de solos - Análise mecânica de solos.
E. Análise da composição sedimentológica de solos - Noções de sedimentologia, identificação de horizontes e acões naturais e antrópicas.
F. Noções de amostragem - Metodologia de amostragem e recolha de amostras, técnicas de análise de dados.

Metodologia de avaliação
A avaliação resultará das seguintes componentes: um relatório laboratorial (30%), um trabalho integrado (60%), actividades práticas (10%).

Bibliografia

Método de Ensino
I ? Exposições temáticas de cada tema individual;
II ? Tutoriais explicativas de metodologias e equipamentos;
III ? Aulas práticas de campo;
IV ? Práticas laboratoriais.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade

 


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