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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Literatura e Pensamento Contemporâneo

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297123.

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A. Desenvolver a capacidade de reflexão sobre os momentos fundamentais do pensamento e da
literatura em Portugal no Século XX e no dealbar do Século XXI; apreender e aprofundar o
constructo teórico da literatura e compreender o papel da literatura na construção cultural e social
das identidades e do pensamento.
B. Contextualizar autores e obras da literatura Portuguesa; reconhecer Escolas, Movimentos e
correntes literárias da contemporaneidade e hodiernidade e percepcionar o seu enquadramento
na literatura e sociedade portuguesas.
C. Aperceber a obra literária como documento social através de leituras reflexivas

Programa
I. Introdução; A literatura - objeto e natureza; conceitos.
1. Literatura, Identidade e Memória.
1.1 a literatura como arte e a literatura como representação do mundo.
1.2. a literatura como veiculo identitário e como reformulação da memória.
2.As Literaturas de Expressão Portuguesa: referência exemplificativa de alguns autores e obras.
3. Os movimentos culturais que consubstanciam a modernidade.
II. A Literatura e o Pensamento em Portugal das Décadas de trinta a sessenta do século XX.
1.Os autores independentes: Aquilino Ribeiro
2. O Presencismo e a representação da Geração da Presença - Régio e Torga.
3. O Realismo Social e o Neorrealismo. José Rodrigues Migueis e Manuel da Fonseca.
4. Anos 60 - uma literatura de ruptura. (alguns autores)
5. O Pensamento cultural Português.
III. A Hodiernidade.
1. As manifestações culturais do Portugal Democrático/Europeu.
2. A literatura finissecular e hodierna. (alguns autores)
2.1.As novas formas de representação literário do mundo.
Leitura e discussão de ensaios e de obras literárias.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: (continua e cumulativa)
- Dissertação em aula de um tema proposto/ discussão de uma obra literária (20%) - nota mínima 10 valores
- Trabalho temático c/discussão (30%)- nota mínima 10 valores
- Prova escrita (50%)- nota mínima 8 valores.
- Assiduidade Obrigatória - de acordo com o disposto no Art.º 8 ponto 4 do Regulamento Académico das Escolas do IPT.
• Avaliação por exame:

- prova escrita 100% - A prova escrita em exame incidirá sobre os conteúdos programáticos e uma obra literária discutida em aula.

• Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
• Trabalhadores- estudantes: devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
• Estudantes Erasmus: devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
• Em todas as épocas de Avaliação:
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Bourdieu, P. (1996). As Regras da Arte- genese e estrutura do Campo Literário. Lisboa: Presença
- D'Oliveira Martins, G. (2007). Portugal, Identidade e Diferença. Lisboa: Gradiva
- Lourenço, E. (2001). Labirinto da Saudade. Lisboa: Gradiva
- Prado-Coelho, E. (2004). O fio da Modernidade. Lisboa: Noticias

Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais.
b) Aulas teórico/práticas de leitura e análise das obras e textos de reflexão.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle
Microsoft Teams

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 198 - 27/03/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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