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Licenciatura em Comunicação Social

[J] Realização e Produção Televisiva

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva

Pré-requisitos

Objetivos
O objetivo fundamental desta UC consiste em ministrar aos alunos conhecimentos teóricos e
práticos, nas áreas da produção e da realização em televisão. São, também, abordadas as
técnicas de realização multicâmara.
Os estudantes deverão ficar a conhecer o funcionamento de uma régie e de um estúdio de
televisão, desde o momento da preparação de um programa até ao momento em que ele é
emitido.
Para além de um conhecimento sobre o contexto do atual panorama televisivo no que diz
respeito à área da realização e produção, os estudantes deverão ser capazes de desempenhar
diferentes funções ao nível da imagem, som e grafismo, e emissão (gestão de continuidade)
Instituto Politécnico de Tomar 01-05-2022 pág. 2/4
Linguagem Audiovisual.
A estação de Televisão
Planeamento de Realização e Produção de uma programa de Televisão.
Régie, Operação de Mistura vídeo (Tricaster), BlackMagic ATEM, Controlo de Imagem, e de
Audio.
Grafismo.
Realização multicâmara).
Planeamento e Realização de um programa de Televisão.

Programa
1- Linguagem Audiovisual: planos e movimentos de câmara.
2-A estação de Televisão e a equipa.
3- Planeamento de Realização e Produção de uma programa de Televisão, plano de câmaras,
formatação e ficha de programa.
4-Régie, Operação de Mistura vídeo (Tricaster), ATEM Blackmagic - Controlo de Imagem.
5-Tele-ponto
6-áudio em estudio,
7- Grafísmo e técnicas de grafísmo animado.
8-Cenografia (Real e Virtual).
9- Planeamento e Realização de uma programa de Televisão
7-Visionamento com análise crítica.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:

Média ponderada dos 4 trabalhos práticos realizados em aula - 50%:
- Exercício de realização
- Exercício de apresentação com teleponto (simulação do pivot)
- Exercício de entrevista em estúdio
- Exercício de simulação de Pivot em exterior (entrada em direto no jornal)

Trabalho prático final em grupo (realização de uma produção completa de um programa televisivo com todo o processo desde a definição da ideia ao seu desenvolvimento e distribuição) - 50%

•Nesta época, a avaliação da UC é contínua.
•Nesta UC aplica-se o ponto 5 do artº 8º (obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas PL).
•Nesta UC aplica-se o ponto 3 do artº 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT (exclusão de Exame).
•Ponto 4, do artigo 8º do Regulamento Académico das Escolas do IPT

1. Para aprovação na UC, exige-se nota mínima de 10 valores em todas as suas componentes de avaliação (cada um dos trabalhos, sendo todos os trabalhos de realização obrigatória)

Bibliografia
- Henriques, C. (1993). Dicionário Televisivo. (Vol. 1). lisboa Centro de Formação da RTP: Centro de Formação da RTP
- Faria de Almeida, M. (1990). Cinema e televisão : princípios básicos. (Vol. 1). (pp. 1-165). lisboa : TV Guia Ed., 1990
- Hogan Teves, V. (1998). Tv em Portugal. (Vol. 1). lisboa : Vasco Hogan Teves
- Juan, G. e Emma, C. e , . (2019). Realización Televisiva. (Vol. 1). (pp. 1-218). Madrid: Editorial Síntesis

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas
Suite de Produção Creativa Adobe
Tricaster (Newtek)
plataforma de gestão blackmagic (ATEM

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


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