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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

Discurso e Formatos Radiofónicos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054304.

Docente(s)
- Rúben Alexandre Lopes Martins (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Ao nível prático, os estudantes devem dominar instrumentos próprios do meio radiofónico, nomeadamente ao nível da produção, edição e construção de trabalhos jornalísticas para os meios sonoros, em particular a rádio, mas também para meios digitais jornalísticos que utilizem formatos sonoros jornalísticos.
Ao nível do enquadramento das matérias, os estudantes devem conhecer instrumentos teóricos atuais, que lhes permitam refletir sobre o papel do jornalismo sonoro no século XXI, num contexto dominado pela Internet e pelos novos média.

Programa
1 . A rádio no ecossistema mediático
1.1 A Linguagem Sonora
1.2. História e características do meio rádio
2 . O Jornalismo Sonoro
2.1. O jornalismo radiofónico: História e construção sonora da realidade. Hierarquização e critérios de noticiabilidade na rádio.
2.2. O som no contexto mediático
2.3. O áudio no jornalismo
2.4. O podcasting
3. Os géneros informativos na rádio
3.1. A notícia
3.2. A reportagem
3.3. A entrevista
3.4. Espaços informativos na rádio: os noticiários. Os programas de informação. A informação diária e não diária. Os noticiários temáticos. O direto

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
- Realização de um noticiário radiofónico (trabalho de realizar em grupo) - 40%
- Realização de uma reportagem sonora (trabalho individual) - 40%
- Realização de um estudo sobre o tema do programa da unidade curricular (trabalho de grupo) - 20%

Avaliação por Exame
- Prova escrita - 75%
- Reportagem sonora - 25%

Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

A classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas nas diferentes componentes de avaliação, considerando os respetivos pesos.

A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-Estudantes e aos estudantes Erasmus (considerando-se que apenas os que têm a Língua Portuguesa como Língua Materna se possam inscrever nesta UC).




Bibliografia
- Balsebre, A. (2004). El Lenguage Radiofónico. Madrid: Cátedra
- Bonixe, L. (2012). A Informação Radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte
- Oliveira et al, M. (2021). O som: elemento âncora da reportagem. (pp. 147-162). Covilhã: LabCom
- Potencialidades do podcasting no jornalismo de saúde – uma análise a três podcasts sobre a Covid-19 em Portugal. Comunicação e Sociedade.(2021, 20 de dezembro). Revista Sopcom, pp. 91-108.

Método de Ensino
Tratando-se de uma unidade curricular com uma grande componente prática, o método de ensino utilizado passará por uma breve exposição dos conteúdos por parte do docente, para que posteriormente os alunos possam aplicar em contexto de estúdio de áudio

Software utilizado nas aulas
Audition

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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