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Tecnologia no Desporto

Informática

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 65895.

Docente(s)
- Raul Manuel Domingos Monteiro (2)
- Hélder da Corte Pestana (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Ao concluir com sucesso os alunos deverão possuir conhecimentos para utilizar ferramentas de software de produtividade:
a) Processamento de texto, para a criação, manuseamento e exportação de documentos de texto;
b) Criar folhas de cálculo utilizando fórmulas e gráficos
c) edição de apresentações de diapositivos, que lhes permitam executar produzir documentos como relatórios, analisar e processar dados e apresentá-los em público.
d) Identificar regras de segurança nas TIC bem como projetar, desenhar e implementar conteúdos através de interfaces Web, básicas, com elementos diversos como gráficos, vídeos, aúdio, hiperligações, etc.

Programa
1. Processamento de Texto com Microsoft Word
1.1. Noção de processamento de texto e de processador de texto
1.2. Processadores de texto
1.2.1. Microsoft Word
1.2.1.1. Modos de visualização
1.2.1.2. Formatação do documento / página
1.2.1.3. Estilos / formatação automática
1.2.1.4. Quebras de página e seção
1.2.1.5. Cabeçalhos e rodapés
1.2.1.6. Notas de rodapé
1.2.1.7. Colunas
1.2.1.8. Marcas e numeração
1.2.1.9. Tabulações
1.2.1.10. Tabelas
1.2.1.11. Gráficos e Imagens
1.2.1.12. Limites e sombreados
1.2.1.13. Índices
1.2.1.13.1. Conteúdos
1.2.1.13.2. Remissivo
1.2.1.13.3. Legendas
1.2.1.13.4. Bibliografia
1.2.1.14. Referências Cruzadas
1.2.1.15. Formulários
1.2.1.16. Impressão em série
1.3. Outros processadores de texto alternativos
1.3.1. Google Docs
1.3.2. OpenOffice Writer
2. Folhas de Cálculo
2.1. Noções básicas
2.2. Estrutura do ambiente de trabalho
2.3. Gestão das folhas de cálculo
2.4. Gestão de células, linhas e colunas
2.5. Formatação
2.6. Fórmulas/funções
2.6.1. Texto
2.6.2. Matemáticas
2.6.3. Lógicas
2.6.4. Estatísticas
2.6.5. Pesquisa
2.7. Análise/Gráficos
2.7.1. Tipos de gráficos
2.7.2. Criação de gráficos
2.7.3. Formatação
2.8. Importação de dados externos
2.9. Outros softwares de folhas de cálculo alternativas
2.9.1. OpenOffice Calc
2.9.2. Google Sheets
3. Apresentações Gráficas
3.1. Microsoft Powerpoint
3.1.1. Modos de visualização
3.1.2. Criação de diapositivos
3.1.2.1. Introdução de texto
3.1.2.2. Introdução de gráficos e vídeos
3.1.2.3. Cabeçalhos e rodapés
3.1.2.4. Botões de ação
3.1.3. Modelos globais
3.1.4. Notas de orador
3.1.5. Transições, animações e temporização
3.1.6. Exportação
3.1.7. Apresentação
3.2. Outras ferramentas de apresentações
3.2.1. Microsoft Sway
3.2.2. Google Slides
3.2.3. Prezi
4. Criação de projetos web
4.1. A história da Internet e da Web
4.2. Arquitectura da web
4.3. Segurança na internet
4.4. Sintaxe do HTML
4.4.1. Etiqueta/tag
4.4.2. Atributos
4.5. Estrutura geral de um documento
4.6. Elementos
4.6.1. Blocos
4.6.2. Formatação
4.6.3. Imagens
4.6.4. Tabelas
4.6.5. Listas
4.6.6. Formulários
4.6.7. Hiperligações
4.7. CSS – Folhas de Estilos em Cascata
4.7.1. A História e Conceitos
4.7.2. Posicionamento e integração de código CSS com HTML
4.7.2.1. Interno, Externo e Inline
4.7.2.3. Sintaxe
4.7.3.1. Selector, Propriedade e Valor
4.7.4. Tipos de selectores
4.7.4.1. Classes
4.7.4.2. ID
4.7.4.3. Pseudo
4.7.4.4. Ascendentes e descentes
4.7.4.5. Atributos
4.7.4.6. Universais
4.7.5.2. Box Model
4.7.6.2. Controlo da posicionamento e display das tags
4.8 Publicação

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
- 30% Mini-Trabalhos de ferramentas de produtividade (3 a 10% cada)
- 30% Projeto Web (nota mínima de 7)
- 40% Teste escrito/prático (nota mínima de 7)

Em todas as épocas de avaliação, a classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas em cada um dos elementos de avaliação, com os pesos definidos, e verificados os requisitos de nota mínima

O aluno obtem aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.


Avaliação por exame:
- 30% Mini-Trabalhos de ferramentas de produtividade (3 a 10% cada)
- 30% Projeto Web (nota mínima de 7)
- 40% Teste escrito/prático (nota mínima de 7)

Em todas as épocas de avaliação, a classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas em cada um dos elementos de avaliação, com os pesos definidos, e verificados os requisitos de nota mínima

O aluno obtem aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Lowe, D. (2019). PowerPoint 2019 For Dummies. : For Dummies
- Martins, A. (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos. Lisboa: Edições Sílabo
- Portela, F. e Queirós, R. (2018). Introdução ao Desenvolvimento Moderno para a Web. Lisboa: FCA
- Withee, R. (2019). Office 365 All-in-One For Dummies. : For Dummies

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Word
Microsoft Powerpoint
Microsoft Excel
Browser
Vscode, Atom ou outro editor de páginas ewb

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

 


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