IPT Logotipo do IPT

Manutenção e Reabilitação de Sistemas Ferroviários

Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias - Obras de Arte

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11575/2023 - 16/06/2023

5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 663316.

Docente(s)
- Nuno Alexandre dos Santos Lopes (2)
- Cristina Margarida Rodrigues Costa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
A - Identificar e compreender o funcionamento das infraestruturas ferroviárias de pontes, viadutos e passagens hidráulicas e os parâmetros que permitem diagnosticar causas e efeitos das suas anomalias e classificar os seus estados de condição em serviço.
B - Identificar, compreender e selecionar as formas adequadas para realizar operações de inspeção, manutenção e reabilitação em infraestruturas ferroviárias de pontes, viadutos e passagens hidráulicas em face de anomalias identificadas e dos requisitos de operação.
C - Compreender o processamento dos resultados das operações de inspeção, manutenção e reabilitação no funcionamento dos sistemas de gestão de obras de arte.
D - Realizar inspeções e interpretar dos resultados das observações para diagnóstico e classificação do estado de condição das infraestruturas ferroviárias de pontes, viadutos e passagens hidráulicas.

Programa
I - Constituição e funcionamento das infraestruturas ferroviárias de pontes, viadutos e passagens hidráulicas. Tipologia e sistemas estruturais comuns.
II - Fatores de dano e mecanismos de degradação das pontes, viadutos e passagens hidráulicas. Ações ferroviárias em pontes ferroviárias: efeitos dinâmicos, interação veículo-via-estrutura, irregularidades da via. Principais anomalias em estruturas de pontes metálicas, em betão-armado e em alvenaria.
III - Sistemas de gestão de obras de arte. Ciclo de vida das obras de arte. Sistemas de informação e de classificação do estado de condição das pontes.
IV - Inspeção, ensaio e monitorização de pontes. Técnicas de inspeção e diagnóstico. Ensaios não destrutivos. Monitorização estrutural.
V - Manutenção e reabilitação de pontes. Técnicas de manutenção e reabilitação estrutural.

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA (período de avaliação por frequência):
Inclui duas componentes:
- Uma componente de prova escrita (PE), cotada para 20 valores, com ponderação de 60% na classificação final, realizada durante o período de contacto em data a definir com os estudantes.
- Uma componente de trabalho prático (TP), cotado para 20 valores, com ponderação de 40% na classificação final, realizado durante o período de contacto e entregue em data a definir com os estudantes.
A classificação final (CF) resulta da soma ponderada das duas componentes: CF=0.6xPE+0.4xTP.
São aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (em 20 valores).

AVALIAÇÃO POR EXAME:
Inclui uma ou duas componentes:
- Uma componente de prova escrita (PE), cotada para 20 valores.
- Uma componente opcional de trabalho prático (TP), cotado para 20 valores, realizado durante o período de contacto e entregue em data a definir com os estudantes.
A classificação final (CF), para os estudantes que realizem as duas componentes de avaliação, resulta da soma ponderada das duas componentes: CF=0.6xPE+0.4xTP.
A classificação final (CF), para os estudantes que realizem apenas a componente de avaliação por prova escrita, corresponde à classificação da prova escrita: CF=PE.
São aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (em 20 valores).

Bibliografia
- Duratinet, . (2012). Maintenance and repair of transport infrastructures. http://durati.lnec.pt/techguide/. Lisboa: DURATINET Network, project Nr 049/2009
- FHWA, . (2012). Bridge Inspector`s Reference Manual (BIRM). Publication No.FHWA-NHI 12-049. Obtido em 2016, de https://www.fhwa.dot.gov/bridge/nbis/pubs/nhi12049.pdf. Washington: U.S. Department of Transportation – Federal Highway Administration
- IP, . (2017). Sistema de gestão de obras de arte da IP (SGOA IP) - Bases do sistema. . Lisboa: Infraestruturas de Portugal, S.A
- SETRA, . (1996). IQOA - Image de la Qualité des Ouvrages D'Art. França: Cerema (ex-SETRA)

Método de Ensino
Aulas do tipo expositivo e interativo com exemplos de casos práticos e resolução de trabalhos práticos e exercícios que permitam a discussão dos aspetos fundamentais relacionados com os conteúdos programáticos e a intervenção crítica dos estudantes.

Software utilizado nas aulas
N.A.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado