IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Instalações Elétricas e Manutenção Industrial

Estágio

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11062/2017 - 25/09/2017 + Decl. Rectif. nº 359/2018 de 11 de Maio

30 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 640,0 E + 30,0 OT , Cód. 627322.

Docente(s)
- Raul Manuel Domingos Monteiro (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
O aluno só poderá frequentar a Unidade Curricular de estágio se o número de ECTS em atraso não exceder 20, na data de início desta Unidade Curricular.

Objetivos
A Componente da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Instalações Elétricas e Manutenção Industrial (IEMI) materializa-se na realização da Unidade Curricular de Estágio, com a duração de 640 horas desenvolvidas em ambiente empresarial, a realizar durante o 2º ano do curso. O Estágio tem por objetivo primordial a integração dos alunos no mercado de trabalho.
O formando deverá aplicar em contexto real de trabalho as competências adquiridas por via da componente de formação geral e científica e das componentes de formação técnica, visando a sua integração no ambiente laboral. Por conseguinte, nesta unidade de formação pretende-se:
- proporcionar o desenvolvimento de práticas que permitam complementar e consolidar as aprendizagens adquiridas nas outras componentes de formação do curso;
- proporcionar aprendizagens específicas decorrentes da prática de trabalho, através da adequada inserção no ambiente empresarial.

Programa
Nesta unidade de formação será definido um programa de trabalho que estabelece as tarefas a desenrolar pelo formando, em contexto real de trabalho, na empresa de acolhimento (mediante a celebração de um protocolo de realização da formação em contexto de trabalho entre o Instituto Politécnico de Tomar e a empresa). A orientação pressupõe horas de contacto orientadas para a abordagem dos conteúdos específicos de cada estágio e tipologia/processo necessários para cada local de acolhimento protocolado.

Metodologia de avaliação
A avaliação final consta dos seguintes itens: 1) Avaliação do Relatório pelo Júri de avaliação (J). 2) Ficha de Avaliação contínua (C). 3) Apresentação oral (A). Classificação final (CF)=0,5J+0,3C+0,2A. Aprovação na UC se CF>=9,5 valores em 20 valores.

Bibliografia

Método de Ensino
Trabalhos e/ou projetos acordados entre o Instituto Politécnico de Tomar e a entidade de acolhimento, e definidos no plano individual de trabalho do aluno. Estes trabalhos e/ou projetos têm lugar na entidade de acolhimento.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de julho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado