IPT Logotipo do IPT

Fotografia

Processos Históricos e Experimentais em Fotografia 2

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964573.

Docente(s)
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno no final do semestre deverá ser capaz de compreender e executar de forma autónoma os processos de impressão fotográficos abordados; Saber distinguir características e potencialidades da execução dos diferentes processos de impressão; Saber analisar os constituintes dos suportes e reagentes das soluções fotossensíveis; Compreender e interpretar variáveis adjacentes aos processos como: contraste, densidade, véu, reprodução de detalhe; Consciencializar para uma utilização sustentável das técnicas de impressão, minimizando o impacto ambiental.

Programa
Parte 1 - Produção criteriosa de matrizes de grande formato por via digital e manipulação em software de edição.

Parte 2 – Impressão em carvão. Competências a adquirir: produção do emulsão fotográfica à base de colóide e pigmento. Produção de provas múltiplas a partir da mesma matriz. Controlar a viscosidade através da manipulação de agentes restringentes de acordo com o contraste pretendido. Domínio da técnica de transferência da imagem do suporte temporário para o suporte definitivo.

Parte 3 - Separação e análise de cor. Competências a adquirir: o aluno irá produzir matrizes analógicas de médio formato monocromáticas com filtragem RGB e posterior análise cromática com projecção a partir dos mesmos filtros.

Parte 4 - Processo de Mordaçage. Competências a adquirir: o aluno irá produzir provas fotográficas de gelatina e prata e intervir criativamente sobre os suportes com recurso à manipulação física e química das soluções de trabalho deste processo.

Parte 5 – Impressão em cuprotipia. Competências a adquirir: o aluno irá adequar o contraste do negativo ao contraste nativo da solução fotográfica. Manipulará a química do processo por forma a obter variações de cor alternativas ao vermelho original. Experimentará cuprotipia em diferentes suportes experimentando as potencialidades.

Parte 6 – Impressão em Antotipia. Competências a adquirir: compreender o potencial de utilização de plantas, especiarias e frutos para a produção de imagens fotográficas, numa lógica de sustentabilidade ambiental. Compreender a influência da variação de pH das soluções na obtenção de diferentes cores a partir da mesma matéria orgânica.

Parte 7 - Produzir e apresentar de forma obrigatória um trabalho de investigação teórico (de uma lista de temas fornecida pelo docente) perante a turma na última aula de contacto.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste:

Presença,Participação,Assiduidade-10%
5 exercícios práticos-65%
1 trabalho de investigação-25%

Para aprovar em Época Normal o aluno deverá obter classificação de 9,5/20 valores, valor a partir da média aritmética ponderada dos elementos de avaliação acima descritos. Para estar elegível para avaliação o aluno deverá ter entregue todos os exercícios práticos com nota mínima de 8/20; ter realizado e apresentado o trabalho de investigação com nota mínima de 8/20.
Alunos com nota final da UC inferior a 8/20 estão excluídos das épocas de avaliação subsquentes. Alunos com nota final da UC superior a 8/20 poderão usufruir das épocas de avaliação subsquentes para aprovação ou melhoria. A aprovação ou melhoria incidem apenas sob o elemento de avaliação teórico - trabalho de investigação escrito e apresentado oralmente.

A mesma metodologia é aplicada às Épocas de Avaliação subsquentes.

Bibliografia
- Anderson, C. (2019). Cyanotype: The Blueprint in Contemporary Practice (Contemporary Practices in Alternative Process Photography). London: Focal Press
- Fabbri, M. (2011). Anthotypes: Explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: Malin Fabbri
- Nadeau, L. (1986). Modern Carbon Printing. London: LNR
- Stulik, D. e Kaplan, A. (2013). The Atlas of Analytical Signatures of Photographic Processes - Collotype. Los Angeles: The Getty Conservation Institute

Método de Ensino
Expositivo, aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. Após uma contextualização dos processos de impressão fotográficos propostos, seguir-se-á uma experimentação prática dos mesmos.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast
Charthrob

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado