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Engenharia Informática

Desenvolvimento de Aplicações Móveis

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911946.

Docente(s)
- José Casimiro Nunes Pereira (1)(2)
- Paulo Alexandre Gomes dos Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
(1) - identificar e descrever a importância e especificidades associadas ao desenvolvimento de aplicações móveis, nomeadamente as diferenças para aplicações tradicionais;
(2) - identificar e descrever os diferentes paradigmas de desenvolvimento móvel, identificando as suas vantagens e desvantagens;
(3) identificar e descrever o funcionamento de componentes comuns em aplicações móveis;
(4) Desenvolver aplicações móveis no paradigmas nativo (kotlin)

Programa
1. Introdução ao desenvolvimento de aplicações móveis:
(a) relevância deste tipo de aplicações
(b) especificidades e considerações a ter conta no desenvolvimento móvel;

2. Paradigmas de desenvolvimento móvel:
(a) aplicações nativas
(b) aplicações “web-based” progressivas
(c) aplicações híbridas

3. Interfaces de utilizador (UI):
(a) ecrãs/vistas
(b) navegação
(c) entrada de dados (toque, teclado, gestos)
(d) layouts

4. Elementos de uma aplicação móvel:
(a) persistência de dados
(b) interacção com conteúdo web, mapas, beacons, localização e outros sensores
(c) realidade aumentada
(d) inteligência artificial

5. Desenvolvimento de aplicações Android:
(a) estrutura de uma aplicação Android
(b) Android Studio
(c) Android SDK

Metodologia de avaliação
Execução de um projeto de uma aplicação móvel, efetuada em Kotlin, desenvolvida em grupos de trabalho de 2 pessoas e sujeita a apresentação e defesa final por cada um dos elementos de cada grupo.
Aprovação se nota obtida for >= 10 valores.

Bibliografia
- Griffiths, D. e Griffiths, D. (2017). Head first Android development: A brain friendly guide. USA: OReilly Media.
- Skeen, J. e Greenhalgh, D. (2018). Kotlin Programming: The Big Nerd Ranch Guide. USA: Pearson Technology Group
- Smyth, N. (2017). Android Studio 3.0 development essentials. USA: Payload Media.

Método de Ensino
- Sessões práticas em Laboratório de TIC;
- Desenvolvimento e acompanhamento de projetos individuais.

Software utilizado nas aulas
- Android Studio
- Visual Studio Code
- outros considerados relevantes e a indicar durante as aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 20 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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