IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Gestão e Estratégia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964454.

Docente(s)
- Sílvio Manuel Valente da Silva (1)
- António Anacleto Viegas Ferreira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1.Identificar a informação da envolvente e da empresa.
2.Compreender e saber aplicar os conceitos, modelos e técnicas.
3.Compreender as diferentes situações da análise estratégica
4.Desenvolver a reflexão crítica. Tomar decisões.

Programa
1. Noções gerais de estratégia e planeamento

2. Análise estratégica
2.1. Introdução ao processo da gestão estratégica
2.2. Análise do meio envolvente
2.3. Análise da empresa

3. Formulação da estratégia
3.1. Missão, visão, objetivos e estratégia
3.2. Estratégia do negócio e estratégia corporativa, caracterização e avaliação
3.2.1 Produtos Mercados
3.2.2 Integração vertical
3.2.3 Internacionalização
3.2.4 Diversificação
3.2.5 Desenvolvimento empresarial
3.3. Técnicas auxiliares na formulação de estratégias da organização. Avaliação e selecção de estratégias

4. Análise matricial

5. Planeamento e controlo

6. Organização e implementação da estratégia
6.1. Estrutura organizacional
6.2. Política de gestão
6.3. Avaliação e controlo



Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:questionários individuais 1 por capítulo(30%) + teste escrito(70%).
Exame/Recurso -Prova escrita(100%).Aprovação 10(dez) valores.

Bibliografia
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Silabo.
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand Editora
- Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK: Wiley
- Neves, J. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa . Alfragide: Texto Editores
- Sanders, W. e Carpenter, M. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England: Pearson Prentice Hall
- Sousa, A. (1998). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. . (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Teixeira, S. (2020). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Edtora

Método de Ensino
1.Método expositivo.
2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas.
3.Resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado