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Conservação e Restauro

Materiais de Pintura

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6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 3,0 OT , Cód. 938097.

Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O1. Conhecer as principais fontes de informação com interesse histórico sobre os materiais utilizados em pintura
O2. Conhecer os principais materiais com interesse histórico utilizados em pintura
a) Saber relacionar as propriedades químicas e físicas dos materiais com a sua função
b) Identificar os principais materiais
c) Conhecer a história do seu uso
d) Conhecer as suas propriedades químicas e físicas
e) Saber relacionar a composição química dos materiais com a sua alteração
O3. Conhecer os principais adesivos e materiais de fixação e consolidação utilizados em conservação e restauro de pintura
a) Saber relacionar as propriedades químicas e físicas dos materiais com a sua função
b) Identificar os principais materiais
c) Conhecer as suas propriedades químicas e físicas
d) Saber relacionar a composição química dos materiais com a sua alteração
O4. Saber escolher os materiais mais adequados para uma intervenção de conservação e restauro de pintura

Programa
C1. Antigos tratados de pintura
a) Tipos de fontes documentais técnicas antigas e sua importância
b) Principais tratados de pintura
c) Problemas de uso e interpretação das fontes documentais antigas
C2. Suportes
a) Madeira
b) Tela
c) Outros suportes
d) Suportes artesanais e suportes comerciais
e) Preparação dos suportes
C3. Materiais de desenho
C4. Pigmentos, cargas e lacas
a) Nomenclatura e características gerais dos pigmentos
b) Principais pigmentos e lacas com interesse histórico
c) Origem da cor
d) Forma e dimensão das partículas dos pigmentos
e) Índice de refracção
f) Alteração dos pigmentos
g) Toxicidade dos pigmentos
C5. Aglutinantes
a) Tipos de aglutinantes e tipos de tintas
b) Óleo secativo
c) Aglutinantes aquosos tradicionais
d) Aglutinantes sintéticos
C6. Vernizes
a) Formação e propriedades dos filmes
b) Vernizes tradicionais
c) Vernizes sintéticos
C7. Adesivos e consolidantes
a) Adesividade
b) Adesivos e consolidantes tradicionais
c) Adesivos e consolidantes sintéticos

Metodologia de avaliação
A classificação final resulta da média ponderada de duas componentes:
A1. Componente prática, com peso de 40 %, avaliada através de relatórios, feitos em grupo, dos trabalhos práticos realizados ao longo do semestre;
A2. Componente teórica, com peso de 60 %, avaliada, individualmente, através de dois testes escritos ao longo do semestre (frequências) ou exame escrito.
Cada componente deve ter um mínimo de 10 valores. Fica excluído de exame quem não tiver 10 valores na componente prática.

Bibliografia
- Berrie, B. (2007). Artists' Pigments. A Handbook of Their History and Characteristics. (Vol. 4). Washington - London: National Gallery of Art - Archetype Publications
- Feller, R. (1986). Artists' Pigments. A Handbook of Their History and Characteristics. (Vol. 1). Washington: National Gallery of Art
- FitzHugh, E. (1997). Artists' Pigments. A Handbook of Their History and Characteristics. (Vol. 3). Washington: National Gallery of Art
- Gottsegen, M. (2006). The Painter's Handbook. New York: Watson-Guptill Publications
- Horie, V. (2010). Materials for Conservation. Organic Consolidants, Adhesives and Coatings. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Mayer, R. (1991). The Artist's Handbook of Materials and Techniques. New York: Viking
- Roy, A. (1993). Artists' Pigments. A Handbook of Their History and Characteristics. (Vol. 2). Washington: National Gallery of Art
- Stephenson, J. (1989). The Materials and Techniques of Painting. London: Thames and Hudson
- Stoner, J. e Rushfield, R. (2012). The Conservation of Easel Paintings. Abingdon: Routledge

Método de Ensino
E1. Aulas teóricas sobre os diversos assuntos e materiais
E2. Aulas práticas obrigatórias sobre:
a) Uso de algumas fontes documentais com interesse histórico
b) Preparação, caracterização e uso de materiais

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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