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Artes para Jogos Digitais

Animação Digital

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Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 63919.

Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar objetos e personagens simples com UV's, desenvolver o Rig e Skinning (personagens) adequado, criar animações para jogos digitais, exportar objetos e personagens com animações para o Unity, criar clips de animação e animar em Unity através de keyframes e código.

Programa
1 - Modelação e UV's
1.1 Técnicas e ferramentas de modelação 3D para jogos digitais;
1.2 Criação de UV's.

2 - Rigging e Skinning
2.1 Fundamentos de Rigging (objetos e personagens);
2.2 Fundamentos de Skinning (personagens).

3 - Animação
3.1 Tempo e espaçamento;
3.2 Ação secundária;
3.3 Antecipação;
3.4 Peso;
3.5 Ciclos de caminhada;
3.6 Exportação de objetos e personagens com animação para jogos digitais.

4 - Unity
4.1 Importação de objetos e personagens com animação;
4.2 Criação de Clips de animação;
4.3 Animação através de keyframes;
4.4 Animação através de código (C#).

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).

Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).

Avaliação por Exame:
- Exame (100%).

Bibliografia
- Glebas, F. e , . (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. e , . (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos: Faber and Faber

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Blender, Unity.

 

 

 


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