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Comunicação Social

Discurso e Formatos Radiofónicos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054304.

Docente(s)
- Rúben Alexandre Lopes Martins (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Ao nível prático, os estudantes devem dominar instrumentos próprios do meio radiofónico, nomeadamente ao nível da produção, edição e construção de trabalhos jornalísticas para os meios sonoros, em particular a rádio, mas também para meios digitais jornalísticos que utilizem formatos sonoros jornalísticos.
Ao nível do enquadramento das matérias, os estudantes devem conhecer instrumentos teóricos atuais, que lhes permitam refletir sobre o papel do jornalismo sonoro no século XXI, num contexto dominado pela Internet e pelos novos média.
Durante o semestre será executado um programa de rádio semanal na rádio local Antena Livre para que os alunos possam por em prática as suas competências nesta área.

Programa
1 . A rádio no ecossistema mediático
1.1 A Linguagem Sonora
1.2. História e características do meio rádio
2 . O Jornalismo Sonoro
2.1. O jornalismo radiofónico: História e construção sonora da realidade. Hierarquização e critérios de noticiabilidade na rádio.
2.2. O som no contexto mediático
2.3. O áudio no jornalismo
2.4. O podcasting
3. Os géneros informativos na rádio
3.1. A notícia
3.2. A reportagem
3.3. A entrevista
3.4. Espaços informativos na rádio: os noticiários. Os programas de informação. A informação diária e não diária. Os noticiários temáticos. O direto

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
- Realização de sete programas radiofónicos, com os conteúdos dados em aula - 80%
- Exercícios individuais feitos em aula - 20%

Avaliação por Exame
- Prova escrita - 75%
- Reportagem sonora - 25%

Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

A classificação final resulta da média ponderada das classificações obtidas nas diferentes componentes de avaliação, considerando os respetivos pesos.

A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-Estudantes e aos estudantes Erasmus (considerando-se que apenas os que têm a Língua Portuguesa como Língua Materna se possam inscrever nesta UC).

Bibliografia
- Balsebre, A. (2004). El Lenguage Radiofónico. Madrid: Cátedra
- Bonixe, L. (2012). A Informação Radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte
- Oliveira et al, M. (2021). O som: elemento âncora da reportagem. (pp. 147-162). Covilhã: LabCom
- Potencialidades do podcasting no jornalismo de saúde – uma análise a três podcasts sobre a Covid-19 em Portugal. Comunicação e Sociedade.(2021, 20 de dezembro). Revista Sopcom, pp. 91-108.

Método de Ensino
Tratando-se de uma unidade curricular com uma grande componente prática, o método de ensino utilizado passará por uma breve exposição dos conteúdos por parte do docente, para que posteriormente os alunos possam meter em prática a sua aplicação.

Software utilizado nas aulas
Audition e Audacity

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 27 de março de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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