IPT Logotipo do IPT

Engenharia Mecânica

Química Aplicada

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 912306.

Docente(s)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Apreender e aprofundar conhecimentos de Química, relevantes para as restantes disciplinas do curso. Estimular o gosto pela Química e mostrar a sua importância na Indústria e Sociedade. Os alunos devem ser capazes de resolver problemas básicos de Química e executar tarefas laboratoriais simples.

Programa
1.Ferramentas básicas da Química. Classificação da matéria. Estados de agregação da matéria. Propriedades físicas e químicas. Unidades do Sistema Internacional. Teoria e estrutura atómica. Tabela Periódica. Moléculas e iões. Nomenclatura de compostos inorgânicos. Relações mássicas. Conceito de mole e massa molar. Composição elementar dos compostos. Reacções químicas e equações químicas. Estequiometria. Propriedades das soluções aquosas. Tipos de reacções em solução aquosa: precipitação, ácido-base e oxidação-redução. Concentração de soluções. Titulações. Termoquímica. Poder calorífico dos combustíveis.
2. Ligação química e Estados de Agregação da Matéria. Notação de Lewis. Electronegatividade. Escala de Pauling. Ligação iónica, ligação covalente e ligação metálica. Forças Intermoleculares. Gases e leis dos gases. Equação do gás ideal. Gases imperfeitos.
3. Equilíbrio químico. Constante de equilíbrio. Relação com cinética. Factores que afectam o equilíbrio. Lei de Le Chatelier. Equilíbrio ácido-base. Ácidos e bases de Bronsted. Conceito de pH. Força de ácidos e bases.
4. Electroquímica. Reacções redox. Acerto de equações. Células galvânicas. Potenciais de redução padrão. Espontaneidade das reacções. Equação de Nernst. Introdução à corrosão. Electrólise. Tratamentos superficiais electroquímicos. Parte Prática: 1. Resolução de exercícios de aplicação da matéria teórica
2. Realização de trabalhos práticos
2.1. Titulações ácido-base.
2.2. Equilíbrio químico.
2.3. Actividade dos metais.

Metodologia de avaliação
Prova escrita em frequência ou exame(80%). Relatórios das actividades práticas laboratoriais (20%). Para aprovação é necessária uma nota mínima de 10 valores.

Bibliografia
- Chang, R. (2013). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Kotz, J. e Treichel, P. (2003). Chemistry & Chemical Reactivity. London: Thomson Books
- Simões, J. (2017). Guia do Laboratório de Química e Bioquímica. Lisboa: Lidel

Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição da matéria. Aulas práticas de resolução de exercícios de aplicação e realização de trabalhos práticos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado