IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários

Ferramentas Digitais na Gestão de Ativos Imobiliários

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8060/2020 - 19/08/2020

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP , Cód. 31418.

Docente(s)
- Cristina Margarida Rodrigues Costa (2)
- Carlos Jorge Trindade da Silva Rente (2)
- Luis Filipe Rocha de Almeida (1)(2)
- Inês Domingues Serrano (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicável.

Objetivos
A. Conhecer as ferramentas digitais com aplicabilidade na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção para modelação e gestão da informação durante as diversas fases do ciclo de vida de um edifício.
B. Conhecer as técnicas de levantamento e representação das construções
C. Identificar os aspetos básicos da utilização de dados sobre as características geométricas, propriedades e atributos de modelos digitais, acessíveis através de programas computacionais.
D. Reconhecer as vantagens nas formas de relação entre intervenientes e nas trocas de informação nas fases de conceção, promoção, projeto, construção e exploração.
E. Conhecer os sistemas informatizados de gestão estratégica dos edifícios.
F. Reconhecer o potencial da gestão avançada de edifícios utilizando a internet das coisas, as redes neuronais artificiais e os algoritmos genéticos.

Programa
1. Introdução às ferramentas digitais na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Conceito de modelação da informação em edifícios (BIM). Modelação paramétrica. Interoperabilidade. Normalização BIM. Implementação e coordenação BIM.
2. Técnicas de levantamento e representação das construções.
3. Técnicas de renderização na modelação das construções
4. BIM na conceção e projeto de edifícios
5. BIM na gestão e planeamento da construção
6. BIM na gestão operacional de edifícios
7. Gestão avançada de edifícios: internet das coisas, redes neuronais artificiais e algoritmos genéticos.

Metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação contínua compreende duas componentes:
(i) um trabalho prático (TP1) realizado em época de frequência/período de contacto (entregue em data a definir com os estudantes), com a classificação mínima de 9 valores cotado para 20 valores e ponderação 0.5 na classificação final.
(ii) uma prova escrita (PE1), realizada em época de exame, com a classificação mínima de 9 valores cotada para 20 valores e ponderação 0.5 na classificação final.
A classificação final (CF) corresponde à soma das classificações das duas componentes ponderadas: CF=0.5xPE1+0.5xTP1.
A metodologia de avaliação por exame, para os estudantes que (na época de frequência) não entreguem o TP1 na data definida ou não alcancem a nota mínima no TP1, compreende uma prova escrita de exame (PE2), realizada em época de exame ou de exame de recurso, com a classificação mínima de 10 valores cotada para 20 valores. CF=PE2

Bibliografia
- Eastman, C. e Teicholz, P. e Sacks, R. e Liston, K. (2011). BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. (Vol. 2nd Edition). -: John Wiley & Sons
- Garcia, J. (2014). Revit 2015 & Revit LT 2015: Curso completo. -: FCA – Editora de Informática Lda
- Jernigan, F. (2008). BIG BIM little bim . (Vol. 2nd Edition). -: 4Site Press
- Kymmell, W. (2008). Building Information Modeling: planning and managing construction projects with 4D CAD and simulations. -: McGraw Hill

Método de Ensino
Utiliza-se métodos expositivo e interativo, na análise de metodologias, técnicas de modelação da informação em edifícios, apoiados em textos e equipamento audiovisual. Estimula-se a pesquisa, análise, reflexão e decisão no debate de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
- Software para Engenharia, Arquitetura e Construção - CYPE versão 2021.f
-www.autodesk.com/education/edu-software

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de fevereiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado