IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Fotografia

História e Teoria da Arte 2

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 5,0 OT , Cód. 964532.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
A. Promover um aumento da cultura visual que permita aos alunos identificar e distinguir diferentes linguagens
criativas, promovendo o respeito pela diferença e pelo 'outro';

B. Estimular um conhecimento mais aprofundado da História que precede o Processo Modernista e a Arte
Contemporânea e das mesmas, contribuindo para desenvolver a consciência social dos alunos;

C. Perceber relações entre a História e a Teoria da Arte na contemporaneidade, entendendo a utilização da
imagem ao longo do tempo como veículo de poder, de espiritualidade, de memória e de que forma os seus
códigos se acumulam e subsistem.

Programa
1. A Idade Moderna:
- A ‘sujeitificação’ da arte;
- O artista enquanto criador;
- O mundo das máquinas e a imagem industrial;

2. O Realismo;

3. O Impressionismo;

4. O Processo Modernista: as Vanguardas e as Ruturas:
- O aparecimento do museu;
- O aparecimento da exposição;
- Os ‘Ismos’ e o ‘Grau zero’ da arte;
- O fim da História da Arte;

5. A Arte Contemporânea:
- O Pós Modernismo;
- O ‘cubo branco’ como paradigma do espaço expositivo;
- A Pós-Produção;
- O Hibridismo.

Metodologia de avaliação
Assiduidade e participação construtiva nas aulas (10%) + comentário crítico previamente acordado com o docente (20%) + trabalho teórico de análise crítica de um dos
conteúdos lecionados na U.C., previamente acordado com o docente (70%).

Exame final (100%) - desenvolvimento de um trabalho teórico de análise crítica de conteúdos lecionados na
U.C., previamente acordado com o docente.

Bibliografia
- Belting, H. (2006). O Fim da História da Arte.. São Paulo: Cosac Naify
- Chipp, H. (1999). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes
- Gombrich, E. (1993). A História da Arte.. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
- Huyghe, R. (1998). O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, baseadas no visionamento e discussão crítica de imagens e dos conteúdos teóricos
apresentados.

Software utilizado nas aulas
Colibri.zoom da F.C.C.N.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado