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Ano Letivo: 2018/19

Gestão de Recursos Humanos

Diagnóstico e Intervenção Organizacional

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92993.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (2)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Descrever as fases do processo de diagnóstico e os níveis de participação possíveis do cliente.
Descrever o papel do consultor no processo de diagnóstico.
Identificar e aplicar os métodos e técnicas de diagnóstico mais utilizadas em contexto organizacional.
Delinear estratégias de intervenção.
Identificar os factores resistência à mudança.
Identificar estratégias de gestão da resistência.
Identificar os impactos da intervenção na organização.

Programa
I - O contexto de diagnóstico social e organizacional.
1.Natureza e valores da consultoria em diagnóstico da mudança e do desenvolvimento.
2.Papéis e responsabilidades em consultoria.
3.Níveis e modelos de diagnóstico.
II - O contexto de intervenção nas organizações.
1.Preparação e contratação.
2.O processo de diagnóstico: objetivos, conceção, implementação, recolha e análise da informação das necessidades e preparação para a mudança.
3.Desenho e prática intervencional: Objectivos, plano, e dispositivos da intervenção: métodos, técnicas e recursos. Níveis de intervenção individual, grupal, organizacional, institucional.
4.Técnicas específicas para cada nível de intervenção e técnicas integrativas. Avaliação da intervenção. Princípios éticos no diagnóstico e intervenção social e organizacional
5.Transição na organização.
III - Impacto da intervenção nos colaboradores.
1. Reestruturação no trabalho.
2. Papel estratégico dos colaboradores.
3. Retenção de colaboradores.
4. Capacidades dos colaboradores para a mudança na organização.
5. Implicações nos colaboradores.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
1. Um estudo de um caso real, visando possibilitar a realização de um diagnóstico a uma organização concreta.
2. Uma prova escrita.
Avaliação por exame, de acordo com o calendário letivo.

Bibliografia
- Cameron, E. (2016). Making Sense of Change Management. London, England: Kogan Page
- Hodges, J. (2016). Managing and Leading People through Organizational Change. London, England: Kogan Page
- Hodges, J. (2017). Consultancy, Organizational Development and Change. London, England: Kogan Page
- Stokes, P. e Moore, N. (2016). Organizational Management. London, England: Kogan Page

Método de Ensino
A promoção de aulas mais participativas e assentes no método interrogativo e na discussão de estudos de caso.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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