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Ano Letivo: 2018/19

Gestão de Recursos Humanos

Comportamento Organizacional

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92991.

Docente(s)
- Margarida Sofia de Freitas Oliveira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Explicar o papel do gestor enquanto gestor de pessoas;
Explicar a importância estratégica das pessoas enquanto vantagem competitiva;
Identificar as aplicações da gestão de comportamento individual e de equipas de trabalho nas organizações;
Identificar e caracterizar processos psicossociais.

Programa
I - Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do CO
1.2. Teorias das organizações
1.3. Estruturas organizacionais
1.4. Cultura organizacional

II - Indivíduos nas Organizações
2.1. Características e Aptidões Individuais: processos cognitivos, processos emocionais e comportamentos
2.2. Motivação
2.3. Atitudes no trabalho
2.4. Stress e bem-estar no trabalho

III - Grupos nas Organizações
3.1. Tipos e características dos grupos
3.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
3.3. Trocas sociais
3.4. Liderança
3.5. Relacionamento interpessoal e conflitos

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será constituída por um trabalho de grupo baseado na elaboração de um artigo científico ao longo das aulas (100%).
São dispensados de exame os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores.

Avaliação em época de exame: prova escrita conforme calendário definido para o mestrado (100%).

Bibliografia
- Arnold, J. e Randall, R. (2010). Work Psychology: Understanding human behaviour in the workplace. London: Prentice Hall
- Carvalho Ferreira, J. e Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
- Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Lidel
- Pina e Cunha, M. e , . (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH

Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão abordados com recursos a métodos expositivos. A componente teórico-prática envolverá a análise de estudos de casos e exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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