IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Produção de Atividades para o Turismo Cultural

Métodos Quantitativos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 61184.

Docente(s)
- Ana Cristina Becerra Nata dos Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos;
1.2. financeiros;
1.3. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
1. CÁLCULO ALGÉBRICO E FUNÇÕES ELEMENTARES
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos e expressões polinomiais
1.2. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares, com referência a exemplos de aplicação
1.3. Conceito de função real de variável real
1.4. Estudo de algumas funções algébricas elementares; estudo das funções exponencial e logarítmica; análise das suas aplicações a certos problemas de natureza económica

2. NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
2.1. Aplicações da função exponencial às ciências sociais: juros simples, juros compostos e juros compostos continuamente
2.2. Conceito de progressão geométrica e respetiva soma dos seus n primeiros termos
2.3. Cálculo de poupanças e de empréstimos

3. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
3.1. Considerações preliminares
3.1.1. População e Amostra
3.1.2. Fases do Método Estatístico
3.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística
3.1.4. Exemplos de aplicação da estatística
3.2. Tipo de dados
3.2.1. Dados qualitativos
3.2.2. Dados quantitativos
3.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica
3.4. Medidas de Estatística Descritiva
3.4.1. Medidas de localização
3.4.2. Medidas de dispersão
3.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0.8F+0.2T, em que F=Frequência; T=trabalho, todos cotados para 20 valores e sem consulta. Avaliação por exame: um teste escrito sem consulta, cotado para 20 valores, sobre toda a matéria lecionada (aprovação: >=10)

Bibliografia
- Armstrong, W. e Davis, B. e Armstrong, B. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Gama, S. e Pedrosa, A. (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, com Excel. Lisboa: Porto Editora
- Morgan, C. e Siegel, A. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition,. USA: John Wiley & Sons
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: Edições Silabo

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado