Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 602916.
Docente(s)
- Pedro Miguel Azeitona Gonzaga Barroso
Pré-requisitos
Objetivos
Os alunos desenvolvam competências que lhes permitam, uma melhor compreensão da aplicação da função financeira numa empresa, nomeadamente o financiamento e custo de capital, a politica de dividendos, a gestão financeira de curto prazo e as decisões de investimento.
Programa
1. Introdução
2. A Gestão Financeira da Empresa
2.1 O enquadramento da função financeira
2.2. A articulação entre os objectivos da empresa e a função financeira
2.3 As decisões financeiras e as variáveis relevantes
3. Análise das Demonstrações Financeiras
3.1 Análise de equilíbrio financeiro
3.1.1 O equilíbrio financeiro de curto prazo
3.1.2 O equilíbrio financeiro de médio e longo prazo
3.1.3 O fundo de maneio, as necessidades de fundo de maneio e a tesouraria líquida
3.2 Indicadores para análise das demonstrações financeiras
3.2.1 Análise da rendibilidade
3.2.2 Análise da liquidez
3.2.3 Análise da solvência
3.2.4 Análise da produtividade
4. Politica de Financiamento
4.1 Financiamento de CapitaisPróprios
4.2 Financiamento de Capitais Alheios
5. Politica de Dividendos
5.1 O valor do Dividendo
5.2 Estratégias e escolas na distribuição de dividendos
6. Gestão Financeira de Curto Prazo
6.1 Gestão de tesouraria
6.2 Gestão de Crédito
6.3 Gestão de stocks
7. Decisões de Investimento
7.1 Métodos e Aplicações
Metodologia de avaliação
Avaliação regular:A avaliação para dispensa de Exame é de 10 valores. Dois testes escritos individuais (50% + 50%)
Avaliação final: Exame e exame de recurso com ponderação de 100% e nota minima 9,5 valores
Bibliografia
- Martins, A. e , O. (2011). Manual de Gestão Financeira Empresarial. : Coimbra Editora
- Menezes, C. (2010). Principios de Gestão Financeira. (Vol. ). : Editorial Presença
- Brealey, R. e Myers, S. (2011). Principles of Corporate Finance. (Vol. ). : McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas: a) Método expositivo, com recurso a audiovisuais; b) Método participativo, com recurso à discussão de casos de estudo
Software utilizado nas aulas
Excel