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Ano Letivo: 2017/18

Auditoria e Finanças

Auditoria Financeira

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10361/2016 - 17/08/2016

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 39251.

Docente(s)
- Carlos Fernando Calhau Trigacheiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não tem pré-requisitos definidos. No entanto, é importante que os estudantes possuam um bom domínio das matérias de auditoria e de contabilidade.

Objetivos
A Unidade Curricular visa proporcionar sólidos conhecimentos sobre as normas nacionais e internacionais de auditoria e sobre os procedimentos a desenvolver pelos auditores, em cada circunstância, como forma de obter prova de auditoria apropriada e suficiente para suportar a sua opinião.
Para o efeito, pretende-se dotar os Mestrandos de um conhecimento razoável acerca do processo da auditoria e das competências necessárias que lhes permitam efetuar o levantamento e avaliação do sistema de controlo interno, avaliar os riscos existentes, definir os níveis de materialidade, elaborar o plano global da auditoria, dominar as técnicas geralmente adotadas como forma de obter prova de auditoria, extrair conclusões apropriadas e avaliar o possível impacto das mesmas no relatório do auditor.
Os Mestrandos devem adquirir consciência da importância da auditoria para a credibilização da informação financeira perante os diversos stakeholders.

Programa
1- Auditoria na sociedade
1.1. Conceito e objetivos da auditoria financeira
1.2. Necessidade e limitações de uma auditoria
1.3. A sociedade e as responsabilidades do auditor
1.4. Ligação com outros tipos de auditoria
1.5. Organizações com impacto na auditoria
2- Auditoria às demonstrações financeiras
2.1. Relação entre contabilidade e auditoria
2.2. O Revisor Oficial de Contas ? obtenção da qualificação, nomeação, deveres e domínios de intervenção
2.3. Normativos de auditoria
2.4. Organismos emissores de normas de auditoria
2.5. Controlo de qualidade e supervisão da profissão
3- Ética e deontologia em auditoria
3.1. A necessidade da ética profissional
3.2. Opções e dilemas éticos
3.3. A independência do auditor
3.4. Código de ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
4- Compromisso e planeamento de uma auditoria
4.1. Condições de compromisso
4.2. Planeamento de uma auditoria
4.3. Risco em auditoria
4.4. Limitações de uma auditoria baseada no risco
4.5. Compreensão do cliente - envolvente externa e controlo interno
4.6. Avaliação do risco de distorções materiais
4.7. Materialidade ? conceito, julgamento preliminar e alocação às rubricas de balanço e de resultados
4.8. Relação entre risco, materialidade e prova
4.9. Estratégia de auditoria
4.10. Programas de auditoria
4.11. Outras considerações na fase de planeamento
5- Prova em auditoria
5.1. Asserções das demonstrações financeiras
5.2. Prova em auditoria
5.3. Tipos de prova em auditoria
5.4. Procedimentos de auditoria
5.5. Documentos de trabalho
5.6. Tipos de documentos de trabalho
5.7. Organização dos documentos de trabalho
5.8. Preparação dos documentos de trabalho
5.9. Revisão dos documentos de trabalho
6- Amostragem em auditoria
6.1. Amostragem estatística e amostragem não estatística
6.2. Amostragem aleatória
6.3. Testes aos controlos
6.4. Testes substantivos
7- Controlo interno
7.1. Componentes do sistema de controlo interno
7.2. Avaliação do controlo interno
7.3. Uso do trabalho de auditores internos
7.4. Comunicação com o órgão de gestão
8- Conclusão do trabalho de auditoria
8.1. Avaliação da continuidade
8.2. Ajustamentos e reclassificações
8.3. Adequação das divulgações
8.4. Acontecimentos subsequentes
8.5. Comunicação ao órgão de gestão
8.6. Declaração do órgão de gestão
9- Relatórios de auditoria
9.1. Estrutura e tipos de opinião
9.2. Declaração de impossibilidade de opinião
9.3. Exames simplificados
9.4. Trabalhos com finalidade especial

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será a média aritmética de duas provas escritas individuais a realizar em datas a acordar com os alunos.
Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem exame escrito, que abrange as diversas componentes do programa.

Bibliografia
- Batista da Costa, C. (2017). Auditoria Financeira - Teoria e prática . (Vol. 1). Lisboa: Rei dos Livros
- Beasley, M. e Elder, R. e Arens, A. (2012). Auditing and assurance services - an integrated approach. (Vol. 1). USA: NYC: Prentice Hall
- IFAC, I. (2016). Handbook of International Auditing, Assurance and Ethics Pronouncements. (Vol. I). New York: IAASB
- Machado de Almeida, B. (2017). Auditoria Financeira - Uma análise integrada baseada no risco. (Vol. 1). Coimbra: Escolar Editora

Método de Ensino
Sessões tutoriais onde se orientam os alunos para o estudo das matérias que compõem o programa, quer relativamente aos conceitos teóricos, quer no que respeita à aplicação prática dos princípios fundamentais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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